Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

24 de June de 2024

Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

Sessão em Salvador comemora o dia Nacional do radialista

Compartilhe:

 

Amadeu Ferreira / NL

 

Inconformado com a decisão do governo federal de mudar o Dia Nacional dos Radialistas de 21 de setembro, em referência à data em que o ex-presidente Getúlio Vargas determinou o piso salarial da categoria, para 07 de novembro, dia do aniversário do compositor e radialista Ari Barroso, o vereador e radialista Leandro Guerrilha (PSL) instituiu, o Dia Municipal do Radialista como 21 de setembro. Autor do Projeto de Lei nº 8.611/14, ele promoveu na tarde desta sexta-feira (19) sessão especial na Câmara de Salvador para comemorar a data.

 

Os vereadores Pedrinho Pepê (PMDB) e Alcindo da Anunciação (PT), também radialistas, participaram da mesa diretora do evento e parabenizaram Guerrilha pela iniciativa. Com 21 anos de atividade profissional, Leandro Guerrilha fez questão de declarar: “Eu estou vereador por causa do rádio, mas o que eu sou mesmo é radialista”.

 

RÁDIO AM NA UTI

 

Infelizmente, lamentou Leandro Guerrilha, a categoria não tem o que comemorar: “Os profissionais estão perdendo seus empregos e as rádios sendo arrendadas. No caso das comunitárias, as chamadas rádios poste, a situação é ainda pior porque até hoje não foram regulamentadas”. O vereador criticou ainda a ameaça de extinção das rádios AM, que segundo ele “estão na UTI porque o governo federal não teve a capacidade de digitalizar o segmento”. E se isso acontecer, alertou, “toda a história do rádio estará perdida”.

 

A sessão foi aberta com a exibição de um vídeo sobre a importância do rádio no dia a dia das pessoas. Em seguida Leandro Guerrilha pediu um minuto de silêncio em homenagem a vários jornalistas baianos que morreram nos últimos anos. Pedrinho Pepê ressaltou que o projeto de Guerrilha foi aprovado na Câmara por unanimidade. Já Alcindo chamou atenção para o poder da rádio: “É um veículo tão poderoso que quando foi criado só os militares podiam ter acesso”.

 

Leandro Guerrilha se disse emocionado por ter na mesa do evento tantos ídolos do rádio baiano: Everaldo Monteiro, presidente do Sindicato dos Radialistas (Sinterp); Jota Zô (da Piatã FM, Metrópole e Alegria); Beto Mendes (rádio comunitária Satélite); Rui Spínola (Nova FM); André Spínola (Rádio 100); Almir Santana (Tudo FM); Paulinho FP (comunitária Copacabana); e Jamil Calheiros.

Compartilhe:

Leia mais

Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa
Hospital Costa das Baleias capa
Policia Civil

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados