Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

16 de April de 2024

Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

Em contagem regressiva para inauguração, Hospital Estadual Costa das Baleias recebe aparelho de ressonância magnética

Compartilhe:

O Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), em Teixeira de Freitas, já se aproxima da sua tão aguardada inauguração. A unidade de saúde, construída pelo Governo da Bahia que integrará a rede de assistência da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), já vem recebendo equipamentos para ser entregue à população do Extremo Sul baiano ainda neste primeiro semestre.

Nesta semana, o HECB recebeu o aparelho de ressonância magnética, que já está sendo instalado numa sala especialmente estruturada para receber o equipamento que irá atender aos baianos muito em breve. “Estamos bastante ansiosos para entregarmos esta nova unidade à nossa população. O Costa das Baleias conta com um investimento de mais de R$ 200 milhões e incrementará os atendimentos de alta e média complexidade na região 100% pelo SUS”, explica a secretária da Saúde, Roberta Santana.

 

Tecnologia

O aparelho de ressonância magnética faz parte de toda a gama de equipamentos de diagnóstico por imagem que o hospital terá, junto com tomógrafo, ultrassom, mamógrafo, angiógrafo e raio-x, entre outros. “Toda a tecnologia de diagnóstico estará disponível para a população de Teixeira de Freitas e região, em mais uma iniciativa do Governo do Estado para a regionalização da assistência à saúde na Bahia”, complementa Roberta Santana.

 

Perfil

O Costa das Baleias é estruturado com perfil de hospital geral de referência macrorregional, integrante da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas e da Rede de Atenção às Urgências da Macrorregião Extremo Sul. A unidade vai ofertar 216 leitos, sendo 30 de Terapia Intensiva (UTI), além de leitos destinados à urgência e emergência.

A unidade vai disponibilizar atendimentos de média e alta complexidade em diagnóstico e tratamento, nas especialidades de cardiologia, oncologia, neurocirurgia, traumato-ortopedia, pediatria, atendimentos de saúde mental, entre outras, em regime ambulatorial e de internação hospitalar, inclusive em leitos de terapia intensiva, em caráter de urgência e eletivo.

Com capacidade para mais de 1 mil internações mensais, o HECB ainda vai ofertar atendimentos de urgência nas 24 horas nas especialidades clínica, incluindo saúde mental, e cirúrgica adulto, funcionando também como retaguarda regional para os outros pontos de atenção às urgências de menor complexidade, incluindo as Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

O complexo também contará com uma unidade de assistência de alta complexidade em oncologia estruturada para ofertar consultas e exames para diagnóstico diferencial e definitivo de câncer, além de cirurgias oncológicas e tratamento por quimioterapia, e cuidados paliativos aos cânceres mais prevalentes no país.

Fonte e fotos: Ascom/SEC

Compartilhe:

Leia mais

Arma apreendida
Passaros apreendidos
Ambulancias
UFSB
Acessibilidade Bombeiros
Dengue
Reuniao indígenas
Capacitacao ambiental
Foragido preso
Identidades aldeia de Prado
Reuniao liderancas indigenas capa
Comandante cippa

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados