Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

16 de April de 2024

Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

Semana da Pátria 201 anos de celebração

Compartilhe:

O dia 7 de setembro comemora a data em que o Brasil tornou-se oficialmente independente de Portugal. Com uma história envolta em um lado burocrático, e também heróico em determinados pontos, temos na Semana da Pátria uma forma de relembrar e comemorar a importância desse momento.

O significado da semana da pátria

Embora efetivamente comemorado no dia 7 de setembro, com desfiles e eventos, a independência do Brasil de fato tem uma comemoração semanal. Em eventos que utilizam a data, toda a semana é mostrada a trajetória de eventos que culminou no então dia, que apesar de heroico da parte de D. Pedro I, foi algo muito mais amplo.

O Brasil passava por um período histórico conturbado, em que o breve período de Estado junto a Portugal começava a ser ameaçado pela volta da família real para a nação de origem. Além do risco de voltar a ser uma colônia, o Brasil era um dos poucos que ainda se mantinham nesse estado, já que boa parte das antigas colônias espanholas já estavam se emancipando.

E uma vez que havia maiores possibilidades para o Brasil sendo independente, tanto para a própria nação como para as grande potências da época, esse foi um dos primeiros momentos em que havia um clamor de população e governantes de tomarem as próprias rédeas.

Forçando um pouco, podemos ter na figura de José Bonifácio uma representação da classe jurídica no papel da independência. Afinal, foi o então conselheiro de D. Pedro I, e ministro de Negócios Estrangeiros, que atuou junto da Imperatriz Leopoldina para a articulação da independência.

Independente dessa representatividade, é papel fundamental do advogado, seja de forma autônoma ou como parte integrante da OAB, garantir essa participação cívica nos processos de autonomia. Em outras palavras, nessa semana da pátria, é importante que advogados e população se lembrem de seu papel em garantir essas liberdades.

Compartilhe:

Leia mais

Policia Civil
Arma apreendida
Passaros apreendidos
Ambulancias
UFSB
Acessibilidade Bombeiros
Dengue
Reuniao indígenas
Capacitacao ambiental
Foragido preso
Identidades aldeia de Prado
Reuniao liderancas indigenas capa

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados