Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

29 de fevereiro de 2024

Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

Sancionado 8 de setembro como Dia Nacional do Terço dos Homens

Compartilhe:

Foi publicada no Diário Oficial da União, 26 de abril de 2023 a instituição do Dia Nacional do Terço dos Homens, a ser celebrado em 8 de setembro.

A Lei 14.558, de 2023, é proveniente do PL 2.676/2021, aprovado em caráter terminativo, em março, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

O movimento terço dos homens busca incentivar a prática da oração em grupos de homens. A data de 8 de setembro foi escolhida por ter sido a primeira manifestação do movimento no Brasil.

O relator, senador Wellington Fagundes (PL-MT), destacou em seu relatório que essa prática católica no Brasil foi iniciada na primeira metade do século 20.

“O terço dos homens é um movimento cristão que tem o propósito de engajar na igreja católica homens de todas as gerações mediante esse ato de fé e devoção, como estímulo fundamental à formação da família cristã e da sociedade como um todo. A presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação de uma sociedade cristã.

No Brasil, foi instituído por Frei Peregrino no dia 8 de setembro de 1936 no povoado de Vila da Providência hoje cidade de Itabi no estado de Sergipe”, afirma Wellington.

O deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES), relator do projeto, destacou a importância do movimento, que, segundo ele, conta com mais de 1 milhão de homens. “Para nós, cristãos, a oração é a melhor forma de estabelecer uma união verdadeira com Deus. O homem, quando ignorado no processo da formação religiosa, é tentado a procurar outros vínculos e outros lugares”, comentou.

É algo que chama a atenção ver esta multidão de homens, adultos, jovens, idosos e até crianças, unidos na celebração, cantando e rezando com devoção. É emocionante ver meninos com as mãos dadas a seus pais, alguns nos ombros, outros nos braços, todos com o Terço nas mãos. Encontramos muitas esposas que agradecem pela conversão de seus esposos e filhos.

Impressionam-me também as iniciativas que muitos grupos, espontaneamente, vêm descobrindo para a ação de solidariedade com os mais pobres. Alguns assumiram direção de asilos de idosos, entidades em crises financeiras, outros fazem visitas regulares a enfermarias, atendem aos pobres da rua e se organizam em outras atividades sócio caritativas. Neste aspecto, pode se crescer ainda com a orientação da Igreja local.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Fonte: Agência Senado

Compartilhe:

Leia mais

Fumacê
Celulares recuperados
Motorista embriagado
Volta as aulas
Moto recuperada
Sisu
Atendimento indigena
Foragido preso
Governador em medeiros neto 1
Nova rodoviaria capa
Nova rodoviaria teixeira dentro
mandado cumprido

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados