Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

25 de May de 2024

Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

Projeto Interioriza entrega documentos de identidade a moradores de aldeia indígena do Prado

Compartilhe:

Um total de 64 novas carteiras de identidade foi entregue na última terça-feira (12) a indígenas da comunidade Aldeia Águas Belas, em Prado, por meio do projeto Interioriza Defensoria. Outros 80 RGs serão entregues até junho. Em visita anterior, a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) já havia oportunizado 153 certidões de nascimento. No total, serão concedidos quase 300 documentos.

A viabilização dessa documentação foi resultado de um mutirão realizado na aldeia, em julho do ano passado, quando foram atendidas mais de 327 pessoas das localidades de Mucugê, Canto da Mata, Craveiro, Corumbauzinho, Monte Dourado e Tauá, além de pessoas de Corumbau e moradores rurais da região.

De acordo com o coordenador da 14ª Regional em Teixeira de Freitas, Caio Cruz, a confecção desses documentos confere dignidade e cidadania aos indígenas, considerando que a imensa maioria deles não tinha condição financeira de se deslocar até Prado (município mais próximo) para emiti-los.

 

Várias etapas

Ele explicou que o Interioriza gerou vários desdobramentos. Primeiro, o mutirão propriamente dito, com o atendimento à comunidade. Depois, a entrega das certidões de nascimento. Na terceira visita, houve atendimento com SAC móvel para fotografia e cadastro para os RGs. E a quarta visita, a entrega de parte das carteiras de identidade já prontas. “Conseguimos, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública, viabilizar esses documentos, que foram disponibilizados de maneira totalmente gratuita”, afirmou.

 

Facilidade aos moradores

O presidente da Associação Comunitária Indígena Águas Belas Bom Jesus, Paulo Borracha, agradeceu à Defensoria pela iniciativa, que em muito facilitou a vida dos moradores. “Aqui na comunidade, havia pessoas jovens que nunca tinham tirado o RG. Eles queriam ir para a faculdade, mas não tinha documento. Essa ação foi muito importante, principalmente para essa juventude”, disse.

O cacique Baia, da Aldeia Águas Belas, também comemorou a entrega dos RGs. “Queria agradecer a Defensoria em nome da comunidade. Era muito difícil para a gente sair daqui para ter direito a esses documentos”, concluiu.

 

Fonte e foto: Ascom/DPE

Compartilhe:

Leia mais

Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa
Hospital Costa das Baleias capa
Policia Civil

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados