Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

25 de May de 2024

Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

Procurador-geral de Justiça se reúne com lideranças dos povos indígenas do Extremo Sul da Bahia

Compartilhe:

O procurador-geral de Justiça Pedro Maia recebeu, na quarta-feira (13), lideranças indígenas dos povos indígenas Pataxó e Tupinambá, do Extremo Sul da Bahia. No encontro, os representantes dos povos indígenas relataram casos de violações a seus direitos de acesso à saúde e educação, episódios de violência e conflitos envolvendo a demarcação de terras.

Os integrantes dos povos indígenas destacaram a importância da integração das esferas estadual e federal para a defesa dos seus povos e a urgência na apuração de crimes de homicídios contra indígenas. “Estamos sensíveis à causa indígena e vamos dialogar com os órgãos e instituições do Sistema de Justiça para compreender as diversas demandas e buscarmos providências para melhorar essa situação”, afirmou o chefe do MP baiano.

Ele ressaltou que foi definido, entre os eixos prioritários de atuação do MP, as áreas de segurança pública e a defesa dos direitos humanos, e que a instituição cumprirá o seu papel constitucional na defesa dos cidadãos. “Tenham o nosso compromisso para garantir a efetivação dos direitos que foram violados”, disse.

O presidente da Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá do Extremo sul da Bahia (Finpat), Kâhu Pataxó, homenageou o PGJ com um maracá. “Gostaria de entregar ao chefe do MP baiano o maracá, instrumento que é um símbolo para os índios. Agradecemos por esse encontro e pedimos atenção às demandas do nosso povo”, afirmou Kâhu Pataxó.

 

Fonte e fotos: Ascom/MP

 

Compartilhe:

Leia mais

Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa
Hospital Costa das Baleias capa
Policia Civil

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados