Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

23 de fevereiro de 2024

Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

PF desarticula grupo criminoso que fraudava licitações na área da saúde no Extremo Sul da Bahia

Compartilhe:

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (17), a Operação Expurgo, que visa desarticular um grupo criminoso especializado em fraudar certames licitatórios, em sua maior parte da área da saúde.

Estão sendo cumpridos 24 mandados de busca e apreensão, 14 mandados de suspensão de servidores públicos, além de outras medidas judiciais, em Teixeira de Freitas, Prado, Medeiros Neto, Santa Cruz de Cabrália, Porto Seguro, Mucuri, Itapebi e Belmonte, além de Vila Velha e São Mateus, no Espírito Santo.

 

O esquema

Durante cerca de um ano de investigação, a Polícia Federal identificou a atuação de dois grupos empresariais que se utilizavam de pessoas jurídicas com vistas a fraudar a concorrência e lisura dos certames, com prejuízos ao erário público estimado, até o momento, em cerca de R$ 5 milhões.

Contudo, o grupo movimentou R$ 92 milhões em suas contas bancárias, o que irá demandar análise posterior à deflagração.

Um extenso trabalho de análise prévia à deflagração trouxe à investigação elementos quanto as pessoas interpostas utilizadas para a corrupção de servidores públicos e ocultação patrimonial. Ainda como resultado da análise prévia, foram identificados os servidores públicos que se beneficiavam da prática ilegal.

Com o material apreendido nesta quinta-feira, a PF pretende detalhar ainda mais a extensão dos danos ao patrimônio público, eventualmente estendendo a investigação para outros envolvidos, bem como localizar o caminho trilhado pelo dinheiro desviado, terminando por expurgar dos quadros funcionais servidores públicos que se deixaram seduzir pelas práticas ilícitas.

Os envolvidos responderão por diversos crimes, dentre eles corrupção ativa e passiva, assim como fraudes licitatórias. As penas, se somadas, podem chegar a mais de 20 anos de reclusão.

 

Fonte: Ascom/PF

Compartilhe:

Leia mais

Volta as aulas
Moto recuperada
Sisu
Atendimento indigena
Foragido preso
Governador em medeiros neto 1
Nova rodoviaria capa
Nova rodoviaria teixeira dentro
mandado cumprido
Vacina dengue
Orientacao bombeiros
Convocacao novos policiais

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados