Franedir Gois/OPovonews
Padre José Calos (pe. Joca), é sacerdote da diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas –BA. Há algum tempo vem se destacando na arte, como artesão e escultor, assim como propagador da imagem de Nossa Senhor a do Dízimo, quando ele mesmo a fabrica. Segundo ele, há muito tempo aprendeu essa atividade e hoje a faz com carinho e busca sempre mais o aprimoramento de seu trabalho.
Vídeo – padre Joca
A história de Nossa Senhora do Dízimo nasceu em Maputo, capital de Moçambique no ano de 2009, quando estavam naquele país africano dois missionários do MEAC; Fonseca e Bruno.
Em conversa com Padre Rômulo e Padre José Geraldo falavam sobre a dura realidade de um povo que sobrevive com 70 dólares mensais e sobre Maria Santíssima que administrava, como dona de casa, o orçamento de José, carpinteiro.
Ao final da conversa, espontaneamente Padre Rômulo disse: “Nossa Senhora do Dízimo, rogai por nós!”, tendo em suas mãos a imagem de Nossa Senhora.
A imagem foi doada ao missionário Fonseca que a trouxe ao Brasil, tendo acompanhando-a em todas as missões no Brasil.
No dia 18 de Fevereiro de 2011, em audiência com Dom Fernando A. Figueiredo, bispo da diocese de Santo Amaro (SP), Fonseca recebeu a aprovação eclesiástica para divulgar Nossa Senhora sob o título de “Nossa Senhora do Dízimo”.