Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

14 de October de 2024

Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

NEOJIBA mobiliza 500 jovens músicos no interior da Bahia para criação de Orquestras Regionais

Compartilhe:

O NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) mobiliza vários projetos musicais no interior do Estado para a constituição de 05 Orquestras Regionais nos Territórios da Costa do Descobrimento, Extremo Sul, Irecê, Piemonte da Diamantina e Sisal. Esta ação integra o calendário de atividades comemorativas dos 10 anos do programa. Cerca de 500 músicos, de 09 a 25 anos, integram estas formações musicais temporárias que estão sendo constituídas ao longo de 2017, através da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia. A Orquestra Regional da Costa do Descobrimento é a primeira que se apresenta para o público, dia 22 de Abril, às 20h, no Centro Histórico de Porto Seguro. A entrada é franca.  

Desde 2013, a Rede de Projetos Orquestrais da Bahia investe na criação de Orquestras Regionais para potencializar o apoio pedagógico-musical oferecido pelo NEOJIBA e fortalecer a cooperação entre os 42 projetos musicais que fazem parte desta iniciativa. “Os participantes das Orquestras Regionais vivem uma experiência real de integração social ao enfrentarem o desafio de um repertório diverso em parceria com colegas, professores e regentes com quem nunca trabalharam. Este intercâmbio musical enriquece a vida cultural da região e dos jovens, como também configura uma continuidade do trabalho do NEOJIBA”, explica Adriano Cenci, coordenador da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia. Em 2015, as apresentações das Orquestras Regionais da Costa do Descobrimento, do Sisal e do Piemonte da Diamantina mobilizaram um público de pelo menos 4.900 pessoas no interior do Estado.

Agora em 2017, a expectativa é que esta ação musical alcance um número ainda maior de pessoas, já que desde outubro 2016 a Rede de Projetos Orquestrais da Bahia realiza visitas periódicas a cada um dos Territórios de Identidade contemplados com as Orquestras Regionais.

Em Porto Seguro, crianças e jovens músicos do Ecoar Bahia, do Projeto Musicart, do Núcleo Trancoso do NEOJIBA, do IASA – Ambiente Musical, de Santa Cruz Cabrália, e da Filarmônica Lyra Popular, de Belmonte, formam a Orquestra Regional do Descobrimento. O processo de preparação para os concertos da Orquestra em abril envolveu a realização de ensaios e oficinas de técnica instrumental e prática orquestral ministradas pelos jovens multiplicadores e profissionais da equipe pedagógica do NEOJIBA.

Todas estas atividades são gratuitas e integram o projeto Caravanas Pedagógicas da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia, uma iniciativa do NEOJIBA que conta com o patrocínio da Cielo e Cateno, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal, Ordem e Progresso. 1,3 mil crianças, adolescentes e jovens de projetos sociais e musicais, sediados em 30 municípios baianos, estão sendo contemplados com esta ação que encerra em outubro 2017.

Secom/BA

Compartilhe:

Leia mais

Fiscalizacao velocidade
Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados