Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

24 de June de 2024

Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

Morre Dona Mariinha, fundadora do Hospital Sobrasa

Compartilhe:

Teixeira de Freitas perdeu na manhã desta terça feira, 23 de maio, Maria dos santos e Castro, ou simplesmente “Dona Mariinha” como era carinhosamente conhecida por todos. Com mais de 90 anos, dona Mariinha morreu nas primeiras horas da manhã no Hospital fundado por ela e seu marido, o saudoso Dr. Rafael de Castro. Dona Mariinha possivelmente sofreu uma parada cardíaca.
Dona Mariinha e Dr Rafael de Castro chegaram a Teixeira de Freitas em 1971, sendo Dr Rafael o primeiro médico do então povoado e de toda a região do Extremo Sul da Bahia.
Fazendeiro, jornalista e também idealista apaixonado pelo bem social, veio para a Bahia e construiu um bom hospital neste povoado com 4.000 habitantes. Dr. Rafael, sempre acompanhado de sua esposa Maria dos Santos e Castro queria trazer e fixar os jovens médicos no interior e dar ao povo do interior uma boa assistência médica.
O povoado cresceu e o hospital também. O hospital começou com 20 leitos e hoje já são mais de 200 e dona Mariinha sempre dizia que “Tenho orgulho e satisfação em ver, sentir e saber que o nosso hospital é de fato e de direito referência no Extremo Sul da Bahia, pois o prédio que construímos só para atendimento ao SUS, onde tínhamos 200 leitos, tive que transformá-lo em clínicas especializadas, cada uma com sua sala de espera própria muito bem arrumadas. Temos ainda área física construída para, se precisar montarmos 10 a 15 leitos para semi-intensiva.
Para a neta de dona Mariinha, Ana Luiza  de Castro a avó foi uma grande guerreira, deixou um grande legado para a família e região e torna-se orgulho para todos. “Minha avó sempre foi e sempre será grande benfeitora, batalhou muito por Teixeira de Freitas e região. Nossa família agradece a todos pelo apoio e o carinho que nos reservaram. Ela completaria 96 no próximo dia 4 de junho. Ela lutou muito pela vida durante alguns anos, porém, Deus a levou, sabendo a todos que esse é um momento triste para todos nós”. Disse.
O velório está sendo no Hospital Sobrasa ( fundos) e o sepultamento está marcado para às 9:00h na manhã de quarta-feira 24 de maio, no Cemitério Jardim da Saudade.
 
 
 

Compartilhe:

Leia mais

Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa
Hospital Costa das Baleias capa
Policia Civil

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados