Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

14 de October de 2024

Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

Lista de indicados ao Nobel da Paz inclui Trump, Papa e Putin

Compartilhe:

Patrocinador propõe ‘reconhecimento de paz pela força’ do presidente americano

Um número quase recorde de 318 indivíduos e organizações foram propostos para disputar o Prêmio Nobel da Paz 2017, indicou o Instituto Nobel. A lista, cujos proponentes são mantidos sob anonimato, inclui os nomes mais distintos possíveis: do Papa Francisco aos presidentes Donald Trump e Vladimir Putin.

A identidade dos candidatos é em princípio mantida secreta, mas os seus patrocinadores — deputados e ministros de todos os países, premiados e professores universitários – podem anunciar publicamente o nome do proposto.

O grupo de resgate sírio Capacetes Brancos, o ex-agente da CIA Edward Snowden (delator de práticas de espionagem em massa) e a União Americana para as Liberdades Civis (ACLU) estão entre candidatos alternativos citados.

Por outro lado, o novo presidente americano aparece apoiado por um compatriota de identidade ainda desconhecida, mas que “pretende ver reconhecida sua ideologia de paz pela força”. Estão também o Papa Francisco, proposto por um deputado norueguês por se apresentar como “um dos raros nomes a desafiar Donald Trump”, o presidente russo, Vladimir Putin, e o ex-chefe de Estado francês Jacques Chirac.

O Instituto Nobel destacou que são ao total 215 indivíduos e 103 organizações disputando. O comitê anunciará sua escolha em outubro. Em 2016, ano recorde de indicados (376), o vencedor foi o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, pelos esforços de paz com as guerrilhas locais, num conflito que dura mais de meio século.

Compartilhe:

Leia mais

Fiscalizacao velocidade
Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados