Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

7 de September de 2024

Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

Insubmissões e Direitos Femininos na UNEB Vozes e Riquezas da Terra enaltecendo a Mulher

Compartilhe:

Franedir Gois/OPovonews

O Departamento de Educação da UNEB – Campus X protagonizou a programação da Rádio Caraipe FM, 100,5, através do Programa Vozes e Riquezas da Terra, na manhã de sábado, 11 de março na valorização da Mulher. Com poemas, músicas, entrevistas, em uma roda de conversa falando dos valores e força que ela impregna no mundo. Presenças ilustres de: Professora e Doutora Helânia Porto, Eliza Metzker, Doutora Lúcia de Fátima, Aline Sousa, professora mestra Arolda Maria, Aline de Jesus de Almeida, Rê Freitas, historiadora e artista, que cantou e encantou com suas belas canções apresentadas. Doutora Malouma, Celina Dall’Orto (aniversariante), Joseane Cruz, Gilka Santos, Aline Franco Gomes.

Professora Doutora Helânia Thomazine Porto, principal organizadora do evento, falou sobre o surgimento do projeto Mulheres Insubmissas: Feminismo e ações afirmativas do Departamento de Educação do Campus X, sobre algumas mulheres que colaboraram com as políticas afirmativas femininas. “Aqui estamos hoje para falarmos do projeto e das ações que são realizadas na UNEB. Muitas mulheres que atuam nos diversos seguimentos do colegiado. A presença de cada uma nos alegra e fortalece a nossa luta”. Relatou.

Eliza Metzker, recitou poemas de sua própria autoria, apresentou seu livro “Sobrevivência”, publicado em 2022 e ainda falou da sua formação e atuação na UNEB, além do apoio recebido pelo colegiado.

Aline Sousa, falou sobre a pesquisa e sua participação no coletivo/formação da UNEB.

Mestra Arolda Maria da Silva Figueiredo, recitou poemas autorais, falou da produção de seu livro “Uma pitada de poesia de mulher”, publicado em 2022. Também falou de sua docência na UNEB.

A Estudante de letras Aline de Jesus Almeida falou de sua participação no coletivo, sua formação na UNEB e recitou o poema de Rose Poeta, “Não me dê flores”.

Doutora Lúcia de Fátima destacou na sua apresentação o Feminismo Negro. “Não é fácil ser mãe negra solo. É necessário o envolvimento com mil e tantas situações para dar conta. É no trânsito, é na cozinha, é no dia-a-dia”. Disse.

Veja um pouco da programação:

link do programa:

https://www.facebook.com/franedirgois.gois/videos/609285410579477

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Leia mais

Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa
Hospital Costa das Baleias capa

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados