Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

25 de May de 2024

Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

Governo federal libera 200 mil toneladas de milho para pequenos criadores do Nordeste

Compartilhe:

Ascom
 
O governo federal anunciou, nesta quarta-feira (15), em cerimônia no Palácio do Planalto, a liberação de cerca de 200 mil toneladas de milho dos estoques governamentais para os pequenos criadores do Nordeste. O objetivo é beneficiar, com a venda subsidiada, pequenos criadores e microagroindústrias de beneficiamento e produção de ração.
A cerimônia originalmente previa a liberação de 140 mil toneladas, mas o presidente Michel Temer anunciou o subsídio de uma quantidade ainda maior de milho. “Eu quero neste ato autorizar mais 60 mil toneladas, portanto, perfazendo 200 mil toneladas de milho para o Nordeste”, divulgou.
O presidente destacou que, apesar do foco na sustentabilidade das contas públicas, o governo tem assistido a população de baixa renda. “Vocês puderam perceber que nosso objetivo é chegar a quem mais precisa sem muita burocracia”, afirmou Temer. “Este é um governo que está ao lado dos pobres do Nordeste e de todo Brasil. Embora nós tenhamos como lema a responsabilidade fiscal, que visa colocar as contas em dia, nós não nos esquecemos daqueles mais carentes do nosso país”, completou.
Para se habilitar ao Programa, o interessado precisa realizar um cadastro em uma das unidades operacionais da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A venda de estoques públicos ocorre por meio de processos legais, como os leilões eletrônicos e para àqueles que têm dificuldades de acesso a esse tipo de operação, caso dos pequenos criadores e microagroindústrias, a Conab oferece a opção do Programa de Vendas em Balcão.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) disponibilizará mais 190 mil toneladas de milho dos estoques públicos para pequenos criadores e agroindústrias de pequeno porte de todo o país. Cerca de 140 mil beneficiarão criadores de aves, suínos, bovinos, caprinos e ovinos do Nordeste, afetados pela seca. O reforço ao programa de Vendas em Balcão foi anunciado nesta quarta-feira pelo presidente Michel Temer, em cerimônia no Palácio do Planalto.
Ao longo de 2016, o governo federal, através da Conab, proporcionou o acesso direto de 25,3 mil pequenos criadores e agroindústrias de pequeno porte de todo o Brasil a mais de 165 mil toneladas de milho em grãos, para utilização na ração animal. O produto foi vendido sem intermediários a preços compatíveis com os dos mercados atacadistas locais.
A atuação da Conab foi intensa no Nordeste, devido à estiagem. Foram vendidas 91,2 mil toneladas para 15,5 mil pequenos criadores e agroindústrias da Região. Os criadores do Ceará foram os que mais adquiriram o milho do programa (27 mil t), seguidos do Piauí (19,5 mil t).
Para comprar milho pelo Programa de Vendas em Balcão, é necessário fazer um registro prévio no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (SICAN), disponível no site da Conab pelo link: http://www.conab.gov.br/conteudos.php?a=1580&t=2. Em seguida, o produtor deve comparecer a uma unidade da Conab levando cópia do RG e do CPF, além de comprovantes de identificação, de endereço, de qualificação de suas atividades e de escala de produção/consumo.
No caso dos criadores de bovinos, também é necessária a apresentação de comprovante de vacinação do rebanho contra a febre aftosa. A Conab aceita documentos de outros órgãos de extensão rural ou das entidades de classe. O pagamento do produto é realizado à vista, via Guia de Recolhimento da União (GRU).
 

Compartilhe:

Leia mais

Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa
Hospital Costa das Baleias capa
Policia Civil

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados