Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

16 de April de 2024

Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

Em visita a Medeiros Neto, governador autoriza elaboração de projeto para construção da barragem do Rio Itanhém

Compartilhe:

Após cumprir agenda em Teixeira de Freitas, o governador Jerônimo Rodrigues seguiu, na segunda-feira (12), para Medeiros Neto, onde realizou um sobrevoo para inspecionar as áreas atingidas e autorizou a elaboração de um projeto para a construção da barragem do Rio Itanhém.

Com a autorização, a Secretaria Estadual de Infraestrutura Hídrica e de Saneamento (Sihs) poderá iniciar o processo licitatório para elaboração do projeto, com a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb) responsável pela obra. Os municípios beneficiados serão Medeiros Neto, Alcobaça e Teixeira de Freitas, com um investimento inicial de aproximadamente R$ 1,2 milhão.

“Aqui, autorizei os estudos para a criação da barragem, que, além de servir para armazenar água, irá garantir a segurança das comunidades durante os períodos de chuvas mais intensas”, destacou o governador.

 

Chuvas

De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), as chuvas afetaram 250 estruturas, incluindo residências, centros de saúde, escolas e outras instalações públicas e comunitárias, além do sistema de esgotamento sanitário. Como resultado, 10 famílias ficaram desalojadas.

Para o pronto restabelecimento da situação, foi montada uma operação conjunta envolvendo diversos órgãos do estado, como as Secretarias da Saúde (Sesab) e de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Sudec, Polícia e Corpo de Bombeiros Militares.

Entre as medidas urgentes e prioritárias estão a transferência de recursos financeiros Fundo a Fundo para o pagamento de alimentação, aluguel social, aquisição de itens domésticos, transporte e emissão de documentação civil. Além disso, há apoio para cadastramento das famílias afetadas, prorrogação da vigência do Alimenta SUAS Bahia até 31/12/26 e homologação do decreto municipal de “Situação de Emergência”.

Outras ações incluem a entrega de cestas básicas, lençóis e colchões, kits de higiene pessoal e garrafas de água potável, bem como medicamentos e manutenção no sistema de abastecimento de água e produção de alimentos para desabrigados.

As forças militares auxiliam no monitoramento e orientação à população, apoio na entrega de donativos, orientação e prevenção em áreas de risco e vistorias. Na Rua Ibirajá, carinhosamente chamada de Rua do Pó, Jerônimo conversou com moradores, que relataram os problemas enfrentados com o excesso de água.

 

Fonte e fotos: Secom/GOVBA

Compartilhe:

Leia mais

Policia Civil
Arma apreendida
Passaros apreendidos
Ambulancias
UFSB
Acessibilidade Bombeiros
Dengue
Reuniao indígenas
Capacitacao ambiental
Foragido preso
Identidades aldeia de Prado
Reuniao liderancas indigenas capa

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados