Os maiores roedores do mundo, podem atingir até 1,3 metros de comprimento e 60 centímetros de altura, são uma espécie nativa da América do Sul. Por este motivo, nesta quarta-feira (14/09), o Dia Internacional da Capivara, é um dia de celebração e muitos memes na internet.
Uma curiosidade boa é que o nome científico das capivaras, Hydrochoerus hydrochaeris , significa porco d´água. E isso mostra que estes animais preferem viver próximos à água e, geralmente, escolhem locais para morar como rios, córrego e lagoas. Em tupi-guarani o nome capivara significa “comedor de capim”.
Essas “fofurinhas” marrons são animais herbívoros, ou seja, consomem plantas. Para alimentar uma capivara de 40 quilos é preciso de 4 kgs de capim, grama, ervas ou vegetação aquática diariamente.
As capivaras podem ser predadas por diferentes animais, como onças, jaguatiricas, serpentes e jacarés. São animais calmos e mansos, nativos da América do Sul. Vivem em locais próximos ao ambiente aquático, pois precisam da água para várias de suas atividades, como esconder de predadores e reproduzir-se. Dizemos que esse mamífero possui um hábito semiaquático.
No Brasil, há grandes populações no Pantanal, na ilha de Marajó e nos estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Na capital paulista, por exemplo, mais de 100 capivaras residem nas marginais Tietê e Pinheiros, principais vias de transporte de pessoas e carga do perímetro urbano.