Franedir Gois/Opovonews
Já é tradicional o CPM iniciar o Ano Letivo antes das escolas municipal, pois a mesma traz sua estrutura interna com disciplina e conteúdos extras que marcam sua qualidade de ensino diferenciado.
Uma semana com palestras, oficinas, formaturas cívicas que adentram ao sistema militar, algo puramente peculiar aos Colégios Militares. Disciplina, responsabilidade e senso de conduta.
Major Magalhães, diretor explica que o” jovem gosta muito de questionar, por isso é preciso impor limites. A própria limpeza da sala de aula é feita pelos alunos e quem organiza isso é o “xerife” (um dos alunos que é eleito para o cargo).
O Colégio toca em um ponto muito discutido no ensino atual, que é a participação dos pais nos estudos dos filhos. Os pais têm que assinar um termo de compromisso estando cientes de todas as regras da escola e principalmente concordando em participar da vida escolar dos filhos.
O CPM pode ser considerada uma das escolas mais disciplinadas. Tudo já começa pelo uniforme. Além de usar o uniforme orgânico no dia-a-dia, os alunos devem se manter em ótima aparência, sem roupa amassada ou sapatos sujos.
Regras para os meninos:
– O cabelo deve ser em corte militar. Tradicional, sem topete, pinturas ou gel.
– A barba deve estar sempre bem feita, com costeletas curtas, sem bigode e sem adereços em geral tais como pulseiras, anéis, brincos, correntes e piercings (estes acessórios também são proibidos para as meninas).
Regras para as meninas:
– Uniforme orgânico é completo com opção para o uso de calça ou saia do colégio.
– Cabelo comprido deve ser preso em um coque com redinha preta.
– Os cabelos curtos (acima do ombro) podem permanecer soltos desde que a franja fique presa.
– Proibido o uso de brincos grandes, maquiagens (incluindo batom), esmaltes ou adereços em geral.
Play
Pause