John Paladino/OpovoNews
A Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, informou que a bandeira tarifária das contas de luz será amarela em março. O custo adicional vai ser de dois reais a cada 100 quilowatt-hora consumido. Antes, este valor era de um real e cinquenta centavos.
De acordo com a Aneel, o motivo da mudança é que a previsão das vazões que chegam nos reservatórios das hidrelétricas neste mês ficou abaixo da expectativa anterior, o que levou a indicação de maior geração termelétrica, como medida para preservar os níveis de armazenamento e garantir o atendimento à carga do sistema.
As bandeiras sinalizam, mês a mês, o custo de geração da energia elétrica que vai ser cobrada dos consumidores, dando assim, a oportunidade de adaptar o consumo, se assim desejar. Funciona da seguinte forma: se a bandeira estiver verde, há condições favoráveis de geração de energia e o valor da sua conta vai ter a média que você está acostumado a pagar. Se a bandeira estiver amarela, as condições de produção de energia ficaram um pouco mais caras e o valor da sua conta de energia vai ter acréscimo. E se a bandeira estiver vermelha, a geração de energia ficou mais cara e o valor da sua conta de energia terá acréscimo maior.
Por essa razão mudar alguns hábitos podem auxiliar na economia, como por exemplo, não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar-condicionado; quanto a geladeira, não deixe a porta aberta mais tempo que o necessário e sempre que puder, verifique se a borracha está em boas condições; prefira sempre a iluminação natural e troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes; se sair, apague a luz; quando for passar roupa, junte-as para passá-las de uma vez só; use o chuveiro elétrico na posição verão ou morno e evite banhos demorados; se você não está vendo TV, desligue-a; e se tiver condições, troque seu eletrodoméstico antigo por um novo selo PROCEL.
No final de cada mês, a ANEEL disponibilizará em seu site o valor da bandeira do mês seguinte. O site é o www.aneel.gov.br. Nesse endereço será possível consultar o calendário anual de divulgação das bandeiras.