Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

19 de June de 2024

Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

Avanço do mar causa erosão de parte da BR-367 e preocupa motoristas e pedestres

Compartilhe:

 

Parte do asfalto da BR-367, entre Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia, onde fica a praia de Ponta Grande, está cedendo por causa da erosão provocada pelo avanço do mar. A situação ocorre desde o ano passado e ainda não foi solucionada.

Além dos danos ao asfalto da rodovia federal, árvores estão caindo e há rachaduras em diversos pontos da estrada. Há 3 anos, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), construiu um paredão de pedras para tentar conter o avanço do mar.

Acontece que essa estrutura não tem sido suficiente, porque no ponto onde o paredão acaba a destruição tem sido ainda mais devastadora. A infiltração da água por debaixo da pista já provoca o desmoronamento do asfalto.

Do alto [como nas imagens da reportagem acima], dá para perceber que o acostamento já cedeu e a setas refletoras tiveram que ser colocadas no meio de uma das pistas. Essa situação obriga muitos motoristas a irem pela contramão.

Além de pedestres e motoristas que precisam passar pela pista todos os dias e sentem os reflexos dessa erosão, os cabaneiros têm investido em obras de contenção para evitar prejuízos. Em outubro do ano passado, o Dnit disse que seria construída, ainda em 2016, uma pista de desvio, mas apenas o recapeamento do asfalto foi feito.

A assessoria do Dnit disse que existe um projeto de mudança do traçado desse trecho da estrada, que depende da aprovação do órgão, em Brasília. Enquanto isso, ainda segundo o Dnit, um projeto menor está sendo elaborado para resolver o problema, mas ainda não tem data para execução.

G1

Compartilhe:

Leia mais

Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa
Hospital Costa das Baleias capa
Policia Civil

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados