O Dia Mundial dos Animais é comemorado em 4 de outubro. Nessa data, ações realizadas ressaltam a importância da preservação dos animais e divulgam os seus direitos.
O Dia Mundial dos Animais é comemorado no dia 4 de outubro. A data é de extrema importância, pois leva à reflexão sobre a importância da preservação dos animais, além de divulgar os seus direitos presentes na Declaração Universal dos Direitos dos Animais.
A escolha da data para a celebração do Dia Mundial dos Animais ocorreu em 1931, durante uma convenção de Ecologia que aconteceu na cidade de Florença, na Itália. Durante a convenção, escolheu-se uma data para pudesse promover os princípios da Declaração Universal dos Direitos dos Animais. O Dia Mundial dos Animais passou então a ser celebrado todo dia 4 de outubro. O dia escolhido é o dia em que se celebra São Francisco de Assis, o santo protetor dos animais e padroeiro da Ecologia.
Os animais são organismos pertencentes ao reino Animalia. Nesse reino existem cerca de 1,3 milhões de espécies conhecidas. Entretanto, segundo estimativas, a quantidade de espécies pertencentes ao reino Animalia deve chegar em torno de 20 milhões. Dentre as características dos organismos pertencentes a esse reino, podemos destacar:
- São multicelulares, ou seja, apresentam o corpo constituído por mais de uma célula.
- são eucariontes, suas células apresentam um núcleo delimitado e outras organelas envoltas por membrana.
- não possuem parede celular. Diferentemente das plantas, suas células não apresentam uma parede externa que as revestem, dando-lhes maior resistência e proteção. As células animais, não obstante, apresentam proteínas que lhes dão suporte e auxiliam na conexão com outras células.
- são heterotróficos, sendo essa uma das principais características que os distinguem das plantas. As plantas são autotróficas e produzem moléculas orgânicas por meio da fotossíntese. Já os animais, heterotróficos, não as conseguem produzir, assim, eles obtêm-nas por meio da ingestão de outros organismos vivos ou de matéria orgânica morta.