Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

1 de março de 2024

Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

Vereadores de Mucuri em sessão Ordinária

Compartilhe:

Na sessão ordinária desta terça-feira, o debate dos vereadores de Mucuri girou em torno de 5 indicações e 3 pedidos de providência, aprovadas por todos os presentes e que serão encaminhadas ao Prefeito Dr. Carlos Simões, e um Projeto de Resolução, também aprovado por unanimidade.
Os vereadores Aguinaldo do Sem Teto (PT), Celio Pebas (PSL), Dr. Hélio da Fisioterapia (PSDB), Leninha (PSC), Saullo (PSL), Xandão Seixas (PSC) e Zé do Boi (PMDB) são autores das indicações 00117. Eles pedem ao governo municipal que mantenha os convênios com entidades filantrópicas, citando Apae, Asca, Lar dos Idosos e Colônia de Pescadores Z-35 como exemplo.
Os sete vereadores também apresentaram como indicação ao Prefeito a realização de audiências públicas para a elaboração do Plano Plurianual (PPA). Neste ano, o Executivo Municipal encaminhará à Câmara a proposta do Plano que elencará as prioridades orçamentárias do quadriênio 20182021. Para decidir quais serão essas prioridades, os vereadores querem que a população seja escutada através de audiências públicas.
A indicação de nº 00217 tem a autoria dos 13 vereadores e sugere criar o Programa Farmácia Básica Municipal. Diferente do programa federal Farmácia Popular, em que o paciente adquire alguns medicamentos com desconto e até gratuitamente, o Farmácia Básica garantiria aos pacientes poderem adquirir medicamentos gratuitos também em farmácias comerciais.
O Vereador Saullo é autor do Indicação 00417, que pede que uma área no bairro Triângulo Leal, em Itabatã, conhecida como “espaço cidadão”, e de poder da prefeitura, seja utilizado para construir uma creche.
A última indicação da pauta ordinária (00517) também foi de autoria dos 13 vereadores. Eles pedem a institucionalização do ensino agrícola primário no local onde funcionava o alojamento da Suzano Papel e Celulose, em Itabatã. Segundo a indicação assinada por todos eles, a finalidade da escola agrícola de Mucuri seria criar, manter e administrar um estabelecimento agrícola destinado, de preferência, a jovens filhos de pequenos agricultores que demonstram vocação rural.
O Vereador Saullo pediu a manutenção e melhoria na iluminação pública de Itabatã, através de Pedido de Providência 00217. Saullo também criou Projeto de Resolução 00317, que prevê uma homenagem às mulheres do município no dia 8 de março, data em que se comemora o dia internacional da mulher. Na ocasião, 13 mulheres que possuem um histórico social com o município receberão o título “Mulher Mucuriense”, em reconhecimento ao trabalho prestado. Cada um dos vereadores elegerá uma mulher. Também serão entregues a Comenda Marieta Gazzinelli a 3 mulheres com relevante trabalho prestado no poder executivo, legislativo e judiciário.
Grande expediente
Durante o grande expediente, o vereador Isaías Ferreira de Oliveira (PSC) pediu uma atenção maior aos Correios e Banco do Nordeste, em Itabatã. O primeiro por correr o risco de fechar a unidade, e o segundo por nem mesmo inaugurar. O parlamentar pediu uma atitude do poder executivo frente ao desafio. A câmara já enviou ofício à diretoria do Banco do Nordeste solicitando reunião.
O Vereador Celio Pebas mostrou preocupação com o repasse federal do Fundeb, no valor de mais de 32 milhões de reais. Ele sugere que seja elencado as prioridades para construção de obras. O paramentar também pediu ao Governo Municipal uma resposta referente ao plano de Cargos e Salários dos Servidores Públicos Municipais.
Vários vereadores demonstraram preocupação e indignação frente a baixa contratação de mão de obra local por parte da Suzano Papel e Celulose. Em resposta aos colegas, o vereador Aguinaldo do Sem Teto disse que já agendou reunião com os diretores da empresa para discutir o assunto, e pediu a presença de todos os parlamentares.
Professor Roberto (PP), pediu transporte público para estudantes universitários que deslocam para os municípios vizinhos. Também pediu explicações à Secretaria Municipal de Educação, que estipulou no calendário escolar deste ano 25 aulas em dias de sábado. Para o parlamentar, o calendário fere a liberdade religiosa garantida no artigo 5º da Constituição Federal, citando os Adventistas do 7º Dia, que não praticam algumas atividades aos sábados em respeito à sua doutrina.
O vereador Xandão Seixas quer explicações do governo municipal referente ao atraso do pagamento dos 13º salários de muitos servidores públicos. O vereador Itamar do Social (PDT) sugeriu convidar um representante do administrativo da Prefeitura para sanar as dúvidas durante sessão.
 

Compartilhe:

Leia mais

TRansporte irregular passageiro
Deam Porto Seguro
Time de futebol de Porto Seguro
Fumacê
Celulares recuperados
Motorista embriagado
Volta as aulas
Moto recuperada
Sisu
Atendimento indigena
Foragido preso
Governador em medeiros neto 1

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados