Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

13 de October de 2024

Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

15 de setembro Dia Internacional da Democracia: regime em declínio no Brasil

Compartilhe:

Neste dia 15 de setembro, comemora-se o Dia Internacional da Democracia, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de reforçar a necessidade de promover a democratização, o desenvolvimento e o respeito pelos direitos humanos e as liberdades fundamentais.

O Brasil se tornou republicano em 15 de novembro de 1889 e, desde então, existiu sete diferentes repúblicas. Atualmente, estamos na Nova República – promulgada em 1988 – com a Constituição Cidadã.

Apesar de ser o maior período democrático, o país já passou por processos de “impeachment” e ataque direto à democracia.

Conceito de democracia

O termo democracia tem origem grega e, etimologicamente, pode ser dividido por: demos (povo), kratos (poder).

Assim, democracia é um tipo de organização social no qual o controle político é, em tese, exercido pelo povo e resulta em um sistema governamental que se forma pela livre escolha de políticos, por meio de votação.

“A democracia é um governo do povo, pelo povo, para o povo.” – Abraham Lincoln (1809 – 1865), presidente dos Estados Unidos.

Poliarquia é um modelo desenvolvido pelo cientista político americano Robert Dahl (1915-2014), para designar a forma e o modo como funcionam os regimes democráticos dos países ocidentais desenvolvidos ou industrializados. As principais características são:

  • Liberdade de expressão;
  •  Direito de voto;
  •  Eleições livres, frequentes e idôneas;
  •  Garantia de acesso a fontes alternativas de informação.

Pensando assim, em um país democrático, caso fosse utilizado as características da poliarquia, poderíamos chamar de “democracia perfeita”. Entretanto, não é bem assim.

Democracia no Brasil   

Inicialmente, ela surgiu no Brasil no governo Vargas, entre 1934 e 1937. Mas, na história tivemos dois períodos – Estado Novo (1937-1945) e Ditadura Militar (1964–1985) – de autoritarismo, censura e falta de democracia.

Segundo o relatório Variações da Democracia (V-Dem), ligado à Universidade de Gotemburgo, na Suécia, o Brasil é o quarto país que mais se afastou da democracia em 2020.

Contudo, a queda do país só não foi maior do que as da Polônia, Hungria e Turquia. Os dois últimos, se tornaram oficialmente autocracias, na classificação do V-Dem.

Compartilhe:

Leia mais

Fiscalizacao velocidade
Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados