Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

23 de fevereiro de 2024

Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

12 de setembro dia Nacional da Recreação importante na vida moderna

Compartilhe:

A recreação acompanha o ser humano desde sua origem. Iniciou-se na pré-história, quando o homem primitivo se divertia festejando o início da temporada de caça, aspectos religiosos e até mesmo a habitação de uma nova caverna.

Em 1774, na Alemanha Froebel criou os chamados jardins da infância onde as crianças brincavam na terra. Nos EUA este movimento iniciou em 1885 com a criação de jardins de areia pra as crianças se recrearem.

Aqui no Brasil, a criação de praças públicas com o intuito de propiciar lazer e diversão iniciou-se em 1927 e desde então, não parou de crescer o investimento em questões lúdicas.

Em pouco tempo, surgiram os Playgrounds que passaram a ser chamados de pátios de recreio e assim, o brincar tornou-se coisa séria!

A recreação pode ser classificada como um tipo de lazer, ela contribui de forma positiva na formação intelectual, emocional e cognitiva.

Para a criança a recreação é fundamental por permitir que ela brinque, socialize e se desenvolva de forma lúdica e prazerosa. Quanto aos adultos, a recreação tem o papel de compensação, onde o homem busca através dela suprir necessidades físicas e psicológicas.

Os seres humanos gastam seu tempo em atividades da vida diária, trabalho, sono, deveres sociais e de lazer, o último momento livre de compromissos anteriores para as necessidades fisiológicas ou sociais, um pré-requisito de recreação. Lazer aumentou com o aumento da longevidade e, para muitos, com diminuição de horas gastas para a sobrevivência física e econômica, mas outros argumentam que a pressão do tempo aumentou para pessoas modernas, como eles estão empenhados em muitas tarefas. Outros fatores que representam um papel crescente de recreação são afluência, as tendências demográficas e o aumento da comercialização de ofertas recreativas.

Apesar de uma percepção é de que o lazer é apenas “tempo livre”, o tempo não consumido pelas necessidades da vida, outro afirma que o lazer é uma força que permite aos indivíduos a considerar e refletir sobre os valores e realidades que são perdidas nas atividades da vida diária, sendo, portanto, um elemento essencial do desenvolvimento pessoal e da civilização. Esta direção do pensamento sequer foi estendido para a visão de que o lazer é o objetivo do trabalho, e uma recompensa em si, e “vida lazer” reflete os valores e caráter de uma nação. Lazer é considerado um direito humano sob a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Compartilhe:

Leia mais

Volta as aulas
Moto recuperada
Sisu
Atendimento indigena
Foragido preso
Governador em medeiros neto 1
Nova rodoviaria capa
Nova rodoviaria teixeira dentro
mandado cumprido
Vacina dengue
Orientacao bombeiros
Convocacao novos policiais

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados