Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

27 de July de 2024

Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

12 de setembro dia Nacional da Recreação importante na vida moderna

Compartilhe:

A recreação acompanha o ser humano desde sua origem. Iniciou-se na pré-história, quando o homem primitivo se divertia festejando o início da temporada de caça, aspectos religiosos e até mesmo a habitação de uma nova caverna.

Em 1774, na Alemanha Froebel criou os chamados jardins da infância onde as crianças brincavam na terra. Nos EUA este movimento iniciou em 1885 com a criação de jardins de areia pra as crianças se recrearem.

Aqui no Brasil, a criação de praças públicas com o intuito de propiciar lazer e diversão iniciou-se em 1927 e desde então, não parou de crescer o investimento em questões lúdicas.

Em pouco tempo, surgiram os Playgrounds que passaram a ser chamados de pátios de recreio e assim, o brincar tornou-se coisa séria!

A recreação pode ser classificada como um tipo de lazer, ela contribui de forma positiva na formação intelectual, emocional e cognitiva.

Para a criança a recreação é fundamental por permitir que ela brinque, socialize e se desenvolva de forma lúdica e prazerosa. Quanto aos adultos, a recreação tem o papel de compensação, onde o homem busca através dela suprir necessidades físicas e psicológicas.

Os seres humanos gastam seu tempo em atividades da vida diária, trabalho, sono, deveres sociais e de lazer, o último momento livre de compromissos anteriores para as necessidades fisiológicas ou sociais, um pré-requisito de recreação. Lazer aumentou com o aumento da longevidade e, para muitos, com diminuição de horas gastas para a sobrevivência física e econômica, mas outros argumentam que a pressão do tempo aumentou para pessoas modernas, como eles estão empenhados em muitas tarefas. Outros fatores que representam um papel crescente de recreação são afluência, as tendências demográficas e o aumento da comercialização de ofertas recreativas.

Apesar de uma percepção é de que o lazer é apenas “tempo livre”, o tempo não consumido pelas necessidades da vida, outro afirma que o lazer é uma força que permite aos indivíduos a considerar e refletir sobre os valores e realidades que são perdidas nas atividades da vida diária, sendo, portanto, um elemento essencial do desenvolvimento pessoal e da civilização. Esta direção do pensamento sequer foi estendido para a visão de que o lazer é o objetivo do trabalho, e uma recompensa em si, e “vida lazer” reflete os valores e caráter de uma nação. Lazer é considerado um direito humano sob a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Compartilhe:

Leia mais

Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa
Hospital Costa das Baleias capa

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados