Ascom/TJBA
A cultura da conciliação avança, com a parceria firmada entre o Tribunal de Justiça da Bahia e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio), para a instalação de um Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc) em Teixeira de Freitas, no extremo sul do estado.
O termo de cooperação técnica foi assinado pela presidente do TJBA, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, e o presidente da Federação do Comércio, Carlos de Souza Andrade, em solenidade realizada na noite desta quarta-feira (22), na Casa do Comércio, em Salvador.
A presidente do TJBA elogiou o empenho da Fecomércio em concretizar essa iniciativa. “É contando com o entusiasmo de parceiros como este que conseguiremos terminar as inúmeras ações do Tribunal. Este é um momento de muita relevância, de cooperação mútua, e que dará certo”, declarou a desembargadora.
O presidente da Fecomércio, Carlos Andrade, disse que a intenção é ampliar a parceria, levando os Cejusc a cidades onde há sindicatos filiados. “Este projeto chegou à Federação pelo sindicato de Teixeira de Freitas e, imediatamente, abraçamos a causa em favor do comércio e de toda a sociedade”, disse.
O Cejusc de Teixeira de Freitas vai atuar na promoção de mediação e conciliação pré-processuais em conflitos de interesse das questões cíveis e de relações de consumo, com mediadores e conciliadores. Também participam do termo o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Teixeira de Freitas e a Faculdade Pitágoras, que irá ceder estudantes de Direito para estagiar no Cejusc.