John Paladino/OpovoNews
Na manhã desta segunda-feira (6), teve início o curso de Mecânica Marítima, uma iniciativa da Suzano em parceria com o Senai de Itabatã (BA), para os pescadores da região.
O curso tem por objetivo formar mão-de-obra especializada na manutenção dos principais sistemas de embarcações marítimas, com motor convencional a gasolina e a diesel. Os pescadores poderão utilizar os conhecimentos adquiridos para realizar a manutenção mecânica dos barcos com motor convencional à gasolina e a diesel, mantendo-os em funcionamento, garantido o trabalho e o fornecimento de peixes e frutos do mar.
Para Lucas Dias da Conceição, 19 anos e pescador de Mucuri (BA), o curso é uma excelente oportunidade. “Sou pescador e meu pai também. Hoje, quando os nossos barcos quebram, a gente precisa pagar para consertar e depois desse curso, não vai precisar mais fazer isso”.
Wesley Betim Birindiba, pescador de Nova Viçosa(BA), cresceu vendo a sua família tirar o sustento do mar. “Sou filho, sobrinho e neto de pescadores e sempre vi a dificuldade que eles tinham para consertar os barcos”. Wesley, que já tem conhecimento em mecânica de automóvel, acredita que esta possa ser a oportunidade de se profissionalizar em outra área. “Quero trabalhar com isso quando terminar o curso”, comentou o jovem empolgado.
Para Jorge Birindiba, presidente da Colônia de pescadores de Nova Viçosa, o curso trará mais conhecimento e oportunidade. “Não temos profissionais qualificados para atuar na manutenção das nossas embarcações. Alguns sabem porque aprenderam no dia a dia, mas sem conhecimento teórico, o que, de vez em quando, nos causa prejuízo, pois nem todos conseguem fazer o conserto de forma correta”.
Já Wilson Conceição, presidente da colônia de pescadores de Mucuri, agradeceu pela parceria com a Suzano e reforçou a importância desse trabalho. “Demos um passo importante de muitos que ainda estão por vir”.
Para Fabrício José da Silva, gerente executivo industrial da Unidade Mucuri, o curso reforça o compromisso que a Suzano tem de patrocinar iniciativas sustentáveis, que proporcionem o desenvolvimento da região, sempre respeitando as vocações. “Mucuri e Nova Viçosa são cidades costeiras e esta ação beneficiará direta e indiretamente todos os pescadores locais. O curso abre uma oportunidade de qualificação para as pessoas, pois existe a possibilidade de iniciar uma nova atividade de trabalho e, quem sabe até, transformá-los em pequenos empreendedores na atividade de manutenção de embarcações”. Fabrício ainda reforçou a necessidade do empenho dos alunos no sucesso do curso. “A porta foi aberta, mas é preciso que vocês façam seus papéis e estudem para que se tornem grandes profissionais. Acredito que exista mercado para isso, pois vejo muitos casos onde são solicitados profissionais de outras localidades para a realização de manutenções específicas e aqui vocês irão aprender como fazer tudo isso”.
Com 60 horas de aula teórica e 140 horas de aulas práticas, o curso terá uma grade ampla que irá abordar assuntos que vão desde manutenção preventiva, eletricidade básica, até educação ambiental, orientação profissional e gestão do trabalho. O curso é totalmente gratuito e os alunos ainda terão direito a uniforme, material didático e ferramentaria.