Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

22 de July de 2024

Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

Suzano Papel e Celulose promove curso de Mecânica Marítima na Região de Mucuri e Nova Viçosa

Compartilhe:

John Paladino/OpovoNews

Na manhã desta segunda-feira (6), teve início o curso de Mecânica Marítima, uma iniciativa da Suzano em parceria com o Senai de Itabatã (BA), para os pescadores da região.

O curso tem por objetivo formar mão-de-obra especializada na manutenção dos principais sistemas de embarcações marítimas, com motor convencional a gasolina e a diesel. Os pescadores poderão utilizar os conhecimentos adquiridos para realizar a manutenção mecânica dos barcos com motor convencional à gasolina e a diesel, mantendo-os em funcionamento, garantido o trabalho e o fornecimento de peixes e frutos do mar.

Para Lucas Dias da Conceição, 19 anos e pescador de Mucuri (BA), o curso é uma excelente oportunidade. “Sou pescador e meu pai também. Hoje, quando os nossos barcos quebram, a gente precisa pagar para consertar e depois desse curso, não vai precisar mais fazer isso”.

Wesley Betim Birindiba, pescador de Nova Viçosa(BA), cresceu vendo a sua família tirar o sustento do mar. “Sou filho, sobrinho e neto de pescadores e sempre vi a dificuldade que eles tinham para consertar os barcos”. Wesley, que já tem conhecimento em mecânica de automóvel, acredita que esta possa ser a oportunidade de se profissionalizar em outra área. “Quero trabalhar com isso quando terminar o curso”, comentou o jovem empolgado.

Para Jorge Birindiba, presidente da Colônia de pescadores de Nova Viçosa, o curso trará mais conhecimento e oportunidade. “Não temos profissionais qualificados para atuar na manutenção das nossas embarcações. Alguns sabem porque aprenderam no dia a dia, mas sem conhecimento teórico, o que, de vez em quando, nos causa prejuízo, pois nem todos conseguem fazer o conserto de forma correta”.

Já Wilson Conceição, presidente da colônia de pescadores de Mucuri, agradeceu pela parceria com a Suzano e reforçou a importância desse trabalho. “Demos um passo importante de muitos que ainda estão por vir”.

Para Fabrício José da Silva, gerente executivo industrial da Unidade Mucuri, o curso reforça o compromisso que a Suzano tem de patrocinar  iniciativas sustentáveis, que proporcionem o desenvolvimento da região, sempre respeitando as vocações. “Mucuri e Nova Viçosa são cidades costeiras e esta ação beneficiará direta e indiretamente todos os pescadores locais. O curso abre uma oportunidade de qualificação para as pessoas, pois existe a possibilidade de iniciar uma nova atividade de trabalho e, quem sabe até, transformá-los em pequenos empreendedores na atividade de manutenção de embarcações”. Fabrício ainda reforçou a necessidade do empenho dos alunos no sucesso do curso. “A porta foi aberta, mas é preciso que vocês façam seus papéis e estudem para que se tornem grandes profissionais. Acredito que exista mercado para isso, pois vejo muitos casos onde são solicitados profissionais de outras localidades para a realização de manutenções específicas e aqui vocês irão aprender como fazer tudo isso”.

Com 60 horas de aula teórica e 140 horas de aulas práticas, o curso terá uma grade ampla que irá abordar assuntos que vão desde manutenção preventiva, eletricidade básica, até educação ambiental, orientação profissional e gestão do trabalho. O curso é totalmente gratuito e os alunos ainda terão direito a uniforme, material didático e ferramentaria.

Compartilhe:

Leia mais

Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa
Hospital Costa das Baleias capa

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados