Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

30 de October de 2024

Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

Sancionado 8 de setembro como Dia Nacional do Terço dos Homens

Compartilhe:

Foi publicada no Diário Oficial da União, 26 de abril de 2023 a instituição do Dia Nacional do Terço dos Homens, a ser celebrado em 8 de setembro.

A Lei 14.558, de 2023, é proveniente do PL 2.676/2021, aprovado em caráter terminativo, em março, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

O movimento terço dos homens busca incentivar a prática da oração em grupos de homens. A data de 8 de setembro foi escolhida por ter sido a primeira manifestação do movimento no Brasil.

O relator, senador Wellington Fagundes (PL-MT), destacou em seu relatório que essa prática católica no Brasil foi iniciada na primeira metade do século 20.

“O terço dos homens é um movimento cristão que tem o propósito de engajar na igreja católica homens de todas as gerações mediante esse ato de fé e devoção, como estímulo fundamental à formação da família cristã e da sociedade como um todo. A presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação de uma sociedade cristã.

No Brasil, foi instituído por Frei Peregrino no dia 8 de setembro de 1936 no povoado de Vila da Providência hoje cidade de Itabi no estado de Sergipe”, afirma Wellington.

O deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES), relator do projeto, destacou a importância do movimento, que, segundo ele, conta com mais de 1 milhão de homens. “Para nós, cristãos, a oração é a melhor forma de estabelecer uma união verdadeira com Deus. O homem, quando ignorado no processo da formação religiosa, é tentado a procurar outros vínculos e outros lugares”, comentou.

É algo que chama a atenção ver esta multidão de homens, adultos, jovens, idosos e até crianças, unidos na celebração, cantando e rezando com devoção. É emocionante ver meninos com as mãos dadas a seus pais, alguns nos ombros, outros nos braços, todos com o Terço nas mãos. Encontramos muitas esposas que agradecem pela conversão de seus esposos e filhos.

Impressionam-me também as iniciativas que muitos grupos, espontaneamente, vêm descobrindo para a ação de solidariedade com os mais pobres. Alguns assumiram direção de asilos de idosos, entidades em crises financeiras, outros fazem visitas regulares a enfermarias, atendem aos pobres da rua e se organizam em outras atividades sócio caritativas. Neste aspecto, pode se crescer ainda com a orientação da Igreja local.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Fonte: Agência Senado

Compartilhe:

Leia mais

Fiscalizacao velocidade
Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados