Franedir Gois/Opovonews
Na manhã de sábado, 22 de abril, em uma coletiva de imprensa realizada no gabinete da prefeitura Municipal com presença do secretário de Saúde, José Arcangêlo Depisol, o médico Mário Frigeri e a enfermeira Marcilei Casagrande – coordenadores da ação.
Na coletiva foi anunciado o Mutirão para cirurgias eletivas que ocorrerá entre 16 e 18 de maio, uma estrutura montada na área do shopping PátioMi, lugar mais adequado, segundo os organizadores. Os pacientes passarão, no início, por uma triagem e serão submetidos aos procedimentos pré-operatórios tendo as cirurgias agendadas.
Para o secretário, Jossé Archangello dependendo da avaliação, a cirurgia poderá ser agendada para o mesmo dia.
O mutirão atenderá 690 pacientes de Teixeira de Freitas com nomes na Lista Única e que deverão ser atendidos no mutirão.
Para facilitar o procedimento ao paciente e garantir o atendimento, a secretaria de Saúde do município já recebe os inclusos na Lista Única a partir desta segunda-feira, 24 de abril, para uma pré-triagem.
Já o mutirão de Glaucoma 870 pacientes já cadastrados no programa executado pela prefeitura em parceria com os governos Federal e Estadual deverão ser atendidos em quatro datas: 25 de abril; 4 e 5 de maio e 23 e 24 também de maio.
Uma das coordenadora, Marcilei Casagrande explica que serão 200 atendimentos por dia, além dos pacientes já assistidos pelo programa, novos cadastros poderão ser feitos ao logo do mutirão que ocorrerá no Centro Especializado de Reabilitação (CER-IV), na Avenida das Nações, próximo ao Cenarium Eventos.
Segundo dados da Secretaria o Extremo Sul da Bahia possui 3.650 casos de glaucoma diagnosticados e 24% deles são de Teixeira de Freitas.
O glaucoma é uma doença ocular, silenciosa que provoca lesão no nervo óptico ciático e campo visual, podendo levar à cegueira. Geralmente a doença se dá em pessoas escuras.
Play
Pause