Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

7 de September de 2024

Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

Líder do governo Jânio na Câmara Municipal quer proibir prática de esportes em praças e locais públicos de Porto Seguro

Compartilhe:

Enquanto a Prefeitura de porto Seguro lança campanha para estimular o crescimento do turismo esportivo em Porto Seguro, um projeto de lei que tramita na Câmara Municipal irá dificultar e desestimular a prática esportiva no município caso seja aprovado.

O PL nº 048/2023, de autoria do líder do governo na Câmara, Robinson Vinhas, proíbe a prática de esportes em praças e espaços públicos que não disponham de estrutura adequada para tais atividades.

Ainda conforme o texto, as praças e locais públicos se destinam às manifestações culturais, artísticas, religiosas, sociais, de lazer e entretenimento. Os esportes poderão ser praticados apenas em quadras, campos ou espaços específicos.

Segundo o texto, essa medida visa garantir a segurança de esportistas, moradores, comerciantes e transeuntes.

A fiscalização ficará por conta dos guardamos municipais. Quem descumprir a legislação estará sujeito à advertência verbal e, em caso de reincidência, apreensão do material esportivo.

 

Críticas da população

A matéria deverá entrar em votação na próxima sessão legislativa. No entanto, mesmo antes de ser votado, o projeto já é alvo de inúmeras críticas da população, devido à precariedade dos espaços destinos à pratica esportiva em Porto Seguro. Os poucos locais específicos para a prática esportiva estão em más condições de manutenção ou abandonados.

Quanto às praças, os que se arriscam a frequentar esses locais precisam disputar espaço com moradores em situação de rua e usuários de drogas.

Nas redes sociais, muitos dizem que a proposta do vereador dificultará o acesso da população ao esporte, especialmente crianças e adolescentes. Há relato de um projeto que dá aula gratuita de skate na praça para crianças e adolescentes, e que terá de ser suspenso caso o PL do vereador vire lei.

 

Direito garantido na Constituição Federal

Além dos inúmeros benefícios para a saúde física e mental das pessoas, a prática esportiva é um direito do cidadão brasileiro garantido pela Constituição Federal de 1988, que preconiza o investimento público para o incentivo ao esporte em níveis educacionais ou profissionais.

 

Por Redação/Opovonews – Fotos: Ascom/PMPS

Compartilhe:

Leia mais

Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa
Hospital Costa das Baleias capa

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados