Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

23 de fevereiro de 2024

Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

IV Flican reúne público 9 mil com atividades centradas no tema Literatura e Resistência

Compartilhe:

Em quatro dias de atividades centradas no tema Literatura e Resistência, a quarta edição da Feira Literária Internacional de Canudos (Flican), que encerra neste sábado (16), reuniu de cerca de 9 mil pessoas. Este ano, a Flican revisitou os 130 anos da fundação do povoado de Belo Monte, por Antônio Conselheiro e o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia.  A autora homenageada foi a professora USP e especialista na obra de Euclides da Cunha, Walnice Galvão.

Além da promoção do livro, da literatura e da memória e história de Canudos, a Flican teve na sua programação atividades voltadas à formação de leitores, através da realização de oficinas pedagógicas direcionadas para estudantes da rede pública de ensino, universitários e profissionais da educação; apresentações artístico-culturais, com a valorização das manifestações locais, e eventos de difusão da produção literária baiana e desenvolvimento de estratégias de fortalecimento da cadeia produtiva do livro. A feira ofereceu ainda atrações musicais como Wilson Aragão, Bereba, Fábio Paes, Rose e a Orquestra Sinfônica Santo Antônio, de Conceição do Coité.

 “Foram quatro dias de debates intensos, muitas atividades voltadas para diferentes públicos e uma oportunidade para movimentar a economia da cidade e região”, diz o curador da Flica, professor Luiz Paulo Neiva.

Educação e Resistência

Além de nomes como o escritor Antônio Torres, o fotógrafo Evandro Teixeira, um dos convidados mais esperados desta edição foi o filósofo, sociólogo, cientista político e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Miguel G. Arroyo. Espanhol radicado no Brasil, Arroyo participou da mesa A Educação de Jovens e Adultos: Resistência e Emancipação, neste sábado (dia 16), das 10h às 12h, no Auditório José Calasans.

Autor do recém-lançado livro Vidas re-existentes: Reafirmando sua outra humanidade na história lançado recentemente pela Editora Vozes, Arroyo fez uma participação virtual na Flican.

A IV Flican é promovida pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), com apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias da Educação e da Cultura, do Instituto Popular Memorial de Canudos (IPMC) e da Prefeitura de Canudos.

Fotos: Divulgação Flican

Compartilhe:

Leia mais

Volta as aulas
Moto recuperada
Sisu
Atendimento indigena
Foragido preso
Governador em medeiros neto 1
Nova rodoviaria capa
Nova rodoviaria teixeira dentro
mandado cumprido
Vacina dengue
Orientacao bombeiros
Convocacao novos policiais

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados