Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

26 de December de 2024

Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

Fibria diz que mantém diálogo e afirma que fechamento do Canal Tomba é ilegal

Compartilhe:

A Fibria divulgou seu posicionamento sobre a manifestação dos integrantes do Movimento Autônomo dos Pescadores Artesanais da Reserva Extrativista de Cassurubá que voltaram a obstruir o Canal do Tomba, impedindo a navegação das barcaças de eucalipto no último fim de semana.
A empresa de celulose disse que mantém um diálogo aberto com as comunidades pesqueiras e acredita que este é o melhor caminho para o entendimento.
A Fibria também afirmou não concordar com a maneira como foi feito, novamente, o fechamento do acesso ao Terminal de Caravelas, uma vez que se trata de uma medida radical, ilegal e que não respeita o direito de ir e vir.
A Fibria ressaltou ainda, que não descumpriu nenhum tipo de acordo com os pescadores e que a Coompescar é autônoma e independente para deliberar sobre os itens reivindicados pelos manifestantes, não sofrendo nenhuma interferência da empresa.
O movimento já havia realizado uma manifestação no dia 1º de julho, contra a empresa Fibria Celulose S.A. e a Coompescar, em decorrência dos impactos socioambientais provocados pela dragagem do Canal do Tomba, relacionada às operações portuárias da empresa no município de Caravelas.
De acordo com os pescadores autônomos, os impactos atingem o território tradicional de pesca, afetando aproximadamente 2 mil pescadores, residentes nos municípios de Caravelas, Nova Viçosa e Alcobaça.
O segundo ato dos pescadores foi iniciado na madrugada de sábado (22), com a nova obstrução do Canal Tomba, a manifestação só foi encerrada no final da tarde de domingo (23), por força de uma liminar.
 
Uinderlei Guimarãe/Sulbahia News

Compartilhe:

Leia mais

Fiscalizacao velocidade
Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados