“A alfabetização é um direito fundamental de todo indivíduo, além de permitir que as pessoas possam desenvolver-se cognitivamente, conquistando sua própria autonomia. Assim, essa data é um momento de lutar por políticas públicas que combatam o analfabetismo e valorizem o profissional de educação.”
“O Dia Nacional da Alfabetização é uma data comemorativa celebrada anualmente no Brasil em 14 de novembro. Essa data procura reforçar a importância da alfabetização no desenvolvimento pleno do indivíduo, sendo também um direito básico de todo ser humano. Foi criada em 1966.
A data escolhida para celebrar o Dia Nacional da Alfabetização leva em consideração o Decreto nº 19.402, estabelecido no governo provisório de Getúlio Vargas. Esse decreto estabeleceu a criação do Ministério dos Negócios da Educação e da Saúde Pública. Sendo assim, o Dia Nacional da Alfabetização é celebrado como homenagem a um acontecimento importante da educação brasileira.
Atualmente, esse ministério criado pelo governo de Vargas em 1930 é conhecido como Ministério da Educação (MEC), responsável por coordenar a educação no Brasil.”
“O Dia Nacional da Alfabetização é uma data de grande importância, pois reforça a necessidade de garantir acesso de toda a população à alfabetização como meio de transformação de vidas e, ainda, como elemento que dignifica o ser humano, dando a ele a possibilidade de sua emancipação e de autonomia.
A alfabetização é uma das etapas cruciais para o desenvolvimento cognitivo de uma pessoa, dando-lhe meios para garantir seu desenvolvimento intelectual, pessoal e profissional também. A alfabetização, ainda, permite que um ser humano possa desfrutar de maneira plena de sua cidadania, podendo estudar, analisar e defender os seus interesses. É importante pontuar que a falta de acesso à alfabetização não retira a cidadania de um indivíduo.
Além disso, tão importante quanto saber ler aquilo que lhe é proposto, é saber interpretar o que foi lido. Isso porque os educadores entendem que um dos grandes problemas presentes em nossa sociedade é a dificuldade de interpretação textual que muitas pessoas possuem. Isso é reflexo de uma alfabetização realizada de maneira inapropriada, sendo conhecida como analfabetismo funcional.
A celebração do Dia Nacional da Alfabetização é também um momento para lembrar que o Brasil tem ainda um longo percurso a avançar no que se refere à alfabetização. Isso porque dados de 2022 mostram que o Brasil tem cerca de 5,6% de sua população analfabeta, levando em consideração a população com mais de 15 anos de idade.|1|
Apesar de o analfabetismo estar em queda no Brasil, ainda há muito espaço para avanço, uma vez que dados de 2021 mostram que cerca de 11,4% da população brasileira é analfabeta funcional.|2| A data serve, portanto, como momento para denunciar esses dados em nosso país e de pressionar o poder público para estabelecer políticas públicas de alfabetização da população brasileira.
Lembrando que o desenvolvimento educacional no Brasil e a consequente queda nos índices de analfabetismo em nosso país passam também pela valorização dos cursos de licenciatura, cada vez mais abandonados, e pela valorização do profissional responsável pela alfabetização, isto é, o professor.
Essa valorização parece óbvia, mas não é a realidade brasileira, infelizmente. Isso porque dados de 2023 mostram que os profissionais de ensino e profissionais do ensino fundamental estão entre as 10 profissões, com ensino superior, mais mal pagas do Brasil. A melhoria na educação do Brasil passa pela valorização do professor, um cenário ainda muito distante do que vemos.”