Esta data é celebrada principalmente pela comunidade religiosa, nomeadamente os cristãos católicos, como uma homenagem a uma das figuras mais próximas e amadas por Jesus Cristo: Lázaro de Betânia.
Popularmente, enraizou-se a ideia de que São Lázaro é considerado protetor dos animais, sendo bastante venerado pelas pessoas com bichos de estimação.
A partir do sincretismo religiosos afro-brasileiro, São Lázaro também é cultuado na Umbanda, sendo representado pela figura de Omulu, um orixá conhecido por ter os segredos da vida e da morte.
A história de São Lázaro, irmão de Marta e Maria, é conhecida pela sua unicidade na bíblia sagrada, que narra um dos milagres mais impressionantes de Jesus Cristo: a ressurreição de Lázaro.
De acordo com a tradição cristã, Lázaro teria morrido há quatro dias quando Jesus chegou à sua casa, pois o mestre estava em Jerusalém a uma distância de três milhas.
Emocionado, o Messias teria entrado no túmulo de seu amigo e ordenado que se levantasse e andasse. E assim aconteceu. Lázaro ressuscitou.