Franedir Gois/OPovonews
Teixeira de Freitas já viveu momentos gloriosos na tradição das Folias de Reis. Haviam muitas pessoas que se dedicavam na cultura e enalteciam nossa cidade. Sabendo que uma boa parte dessas pessoas já faleceram e ninguém as substitui.
A Folia de Reis é a festa que comemora e louva os três Reis
Magos: Gaspar, Belchior- e Baltazar. Eles que visitaram Jesus Cristo dias depois do seu nascimento, segundo os Católicos. Esse festejo acontece todo dia 6 de Janeiro, vindo depois do cortejo dos reiseiros, que ficam em festa do dia 24 de dezembro ao dia 5 de janeiro, representando o tempo de andança dos reis.
A Folia de Reis Magos teve origem na Europa. Chegou ao Brasil junto com os Portugueses, durante o período de catequese e colonização. Tanto na Espanha, quando em Portugal a festa faz parte da cultura. A história da bíblia conta que quando Jesus nasceu os três reis foram avisados por uma estrela cadente que o Messias havia chegado. Apesar de não terem datas marcadas, os católicos colocaram a data 6 de Janeiro como o dia que eles conheceram Jesus.
A Folia de Reis tem características que não mudam: roupas brilhantes e coloridas, enfeites e músicas. Tradicionalmente é uma festa feita exclusivamente por homens, mas com o passar dos anos, e ao se espalhar por várias cidades, essa tradição foi se perdendo para dar passagem às mulheres que queriam entrar na folia.
O Programa Vozes e Riquezas da Terra esteve na Praça dos Leões, em Teixeira de Freitas para lembrar um pouco da tradição que está perdendo seu vigor. Devido a pandemia, não foi possível trazer muita gente, devido a aglomeração, mesmo assim foi lembrado o festejo com Celina Dall’Orto, Gilca, Urias, Domingos Cajueiro, Alemão do Correio, Cleonice, José Reis, Edgar Campos, Karine Ruas, Cinerlândia, Atevaldo, Gilberto do PT, Célio Leocádio (Educatrans) e equipe do Programa Vozes e Riquezas da Terra, Rádio Caraipe 100,5.
Tivemos o apoio de comerciantes do entorno da Praça: Bazar Oriental, Óticas Pontal, Óticas Campeã, Drogaria Cardoso, Restaurante Boteco, Campos Car, Láqua di Fiori.
Nossos agradecimentos a essas pessoas que apoiam e ajudam para que nossa cidade continue mantendo algo vivo, uma cultura que outrora já foi significativa, mas que está perdendo suas raízes e precisamos valorizar.
Veja o programa direto da Praça dos Leões clicando no link abaixo:
https://www.facebook.com/100000671036436/videos/3944684338897228/