Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

26 de December de 2024

Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

Antártica se tornará verde devido ao aquecimento global, dizem cientistas

Compartilhe:

 


Plantas estão crescendo na Antártica como nunca antes na Modernidade, estimuladas pelo aquecimento global que está derretendo o gelo e transformando paisagem branca em verde, anunciaram cientistas nesta quinta-feira.
Pesquisadores que estudam musgos em uma área de 640 km de extensão descobriram um forte aumento no crescimento dessas plantas nos últimos 50 anos, de acordo com o relatório publicado no jornal “Current Biology”. Nessa epoca, a Antártica possuía somente 0,3% de sua área com plantas. A taxa de crescimento dessa área verde é hoje quatro vezes maior.
— As elevações de temperatura durante cerca de meio século na Península Antártica tiveram um efeito dramático sobre os bancos de musgos que crescem na região — disse o coautor do estudo, Matt Amesbury, da Universidade de Exeter. — Se isso continuar, e com o aumento das áreas sem gelo, a Península Antártica será um local muito mais verde no futuro.
Cinco núcleos de musgo — ou amostras retiradas da Terra — mostraram evidências do que os cientistas chamam de “pontos de mudança”, ou pontos no tempo, após os quais a atividade biológica aumentou claramente.
As amostras das áreas incluem três ilhas da Antártica — Ilha Elefante, Ilha Ardley e Ilha Verde — onde crescem os bancos de musgo mais profundos e antigos, segundo o estudo.
— Isso nos dá uma ideia muito mais clara da escala em que essas mudanças ocorres — completou Amesbury. — Anteriormente, tínhamos identificado tal resposta em um único local no extremo sul da Península Antártica, mas agora sabemos que os bancos de musgo estão respondendo às recentes mudanças climáticas em toda a Península.
 
Globo

Compartilhe:

Leia mais

Fiscalizacao velocidade
Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados