Situada na BR 101, no Km 874, entre as cidades de Teixeira de Freitas e Itamaraju, sobre o rio Itanhém está localizada a “Ponte da Prainha”. Há alguns anos a ponte vem se deteriorando, assim como outros trechos da BR, e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (DNIT) vem negligenciando as denuncias recebidas, a tragédia vem sendo anunciada pela mídia e nenhuma providencia foi tomada pelo órgão competente. Ignoram as vidas que necessitam percorrer este trecho (estudantes, trabalhadores, turistas).
No domingo (25), o Vice-Prefeito de Teixeira de Freitas, Lucas Bocão, preocupado com a segurança de quem trafega por esse percurso, que se encontrava com uma grande cratera colocando vidas em risco. Preocupado foi pessoalmente ao local e fez um vídeo, que foi publicado em sua rede social pessoal (facebook), neste ele faz um apelo não só aos órgãos competentes, mas também solicita a atenção dos políticos e chama todos para se juntarem resolver o problema.
Com mais de 200 mil visualizações e centenas de compartilhamentos, o vídeo postado repercutiu positivamente, unindo forças da iniciativa privada, da Prefeitura Municipal através da ação da Secretaria de Infraestrutura, da equipe de limpeza, por intermédio de Rogerio Mororó, em parceria com o Departamento de Transito e Transporte do Município, Jorge da Total e apoio da Polícia Rodoviária Federal. O problema do buraco foi solucionado, mesmo sendo de responsabilidade de órgão federal, pois segundo Lucas: “a nossa preocupação não deve ser com politica, mas em salvar vidas”.
A ação do vice-prefeito foi louvável afinal e difícil encontrar pessoas realmente preocupadas com o próximo, lembrando que essa situação foi amenizada, mas é necessária uma ação contundente do DNIT para reestruturar a infraestrutura da Ponte da Prainha e outros trechos da BR 101.