A Ortopedia é a especialidade médica que utiliza métodos clínicos, físicos e cirúrgicos para tratar e corrigir enfermidades, lesões e deformidades ósseas dos músculos, tendões, articulações e ligamentos, e de tudo que se relaciona ao aparelho locomotor, ao sistema esquelético e estruturas associadas.
A palavra Ortopedia é de origem grega, onde “orto” significa reto, direito e “pedia”, criança. A enorme importância da especialidade é oriunda da capacidade de alívio da dor, restauração da função e correção de deformidades dos pacientes através dos diversos tratamentos ortopédicos existentes.
A ortopedia primitiva iniciou-se com os egípcios que já utilizavam talas de bambu e muletas no tratamento de fraturas. Enormes avanços na área ocorreram com gregos, romanos e árabes.
Na ortopedia moderna, o advento da radiografia em 1895, desenvolvida por Wilhelm Roentgen, e as inúmeras guerras foram imprescindíveis para um crescimento cada vez maior deste segmento médico.
A Ortopedia, ao contrário de outras especialidades, abrange o atendimento de pacientes de todas as faixas etárias, desde de recém-nascidos até idosos. Sendo que o médico ortopedista é um cirurgião habilitado para o tratamento de deformidades congênitas e traumas do parto em crianças; doenças do crescimento em adolescentes; lesões musculares, tendíneas, nervosas, ligamentares e ósseas em todas as faixas etárias; fraturas em idosos.
Nos últimos anos, com o crescimento do número de praticantes de esportes recreacionais no País, o ortopedista passou a atender também um enorme contingente de atletas com lesões específicas para cada esporte praticado.
Durante a pandemia provocada pelo Covid-19, a Ortopedia também ganhou destaque, devido ao crescente número de pessoas que se viram com as famosas dores do home-office. Por terem precisado adaptar seus lares para a realização do trabalho, muitas vezes, sem a ergonomia correta.
Apesar dos enormes avanços até os dias de hoje, um futuro ainda mais promissor se encaminha com o advento de novas técnicas cirúrgicas e tecnologias em materiais ortopédicos, bem como estudos em diversas áreas como genética.
A data escolhida para homenagear o Médico Ortopedista, 19 de setembro, coincide com a da fundação da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), em 1935. Em 81 anos, a SBOT tornou-se a maior instituição de Ortopedia e Traumatologia da América Latina e uma das maiores do mundo. O Exame para Obtenção do Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia (TEOT) e o Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia transformaram-se em referências mundiais, pelo em número de participantes, alto padrão de organização e rigor científico.
De acordo com dados do Conselho Federal de Medicina (CFM), são mais de 13 mil títulos de Médicos Ortopedistas emitidos no Brasil, sendo a oitava especialidade com mais profissionais no País.