Comemorado em 15 de setembro, o Dia do Cliente é uma data que visa homenagear os consumidores e aquecer as vendas do comércio. Nos últimos anos, a celebração tem ganhado cada vez mais espaço e foi impulsionada ainda mais com a criação da Semana do Brasil.
Em 2022, as duas primeiras de setembro, que compreendem o período do Dia do Cliente, registraram um faturamento de R$ 5,8 bilhões para o e-commerce brasileiro, de acordo com um relatório da AlliN.
Dessa forma, se você quer aproveitar as semanas de setembro para conquistar os seus consumidores e disparar as vendas, é hora de preparar o seu e-commerce para a data.
Você pode, inclusive, aproveitar a oportunidade para colocar a sua loja à prova para a Black Friday e entender as estratégias que melhor funcionam para o seu negócio.
Continue lendo e confira nossas dicas para vender mais no Dia do Cliente e aproveitar ao máximo essa data!
Quando é o Dia do Cliente?
O Dia do Cliente é comemorado anualmente no dia 15 de setembro. A data foi criada em 2003 pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, como uma forma de valorizar os consumidores e incentivar as compras em um mês de baixa para o varejo.
Em 2019, o Dia do Cliente foi reforçado pela criação da Semana do Brasil, que estimula lojistas a realizarem ofertas para impulsionar a economia do país.
Considerada a “Black Friday brasileira”, a Semana do Brasil compreende a semana do feriado de 7 de setembro, logo antes do Dia do Cliente.
9 ideias para ter sucesso com o Dia do Cliente
Já sabemos que as semanas de setembro serão intensas com o Dia do Cliente e a Semana do Brasil. Mas como o seu negócio vai aproveitar essa época para disparar suas vendas?
Conheça a seguir algumas ideias para definir a estratégia da sua loja e ter sucesso nesse período!
- Planeje uma campanha de Dia do Cliente
Para garantir a visibilidade do seu e-commerce no Dia do Cliente e na Semana do Brasil, é essencial planejar com antecedência as ações de marketing que você realizará.
Crie uma identidade visual para a sua campanha de Dia do Cliente e, de preferência, use uma abordagem que valorize o consumidor — afinal, trata-se de uma data comemorativa em homenagem a ele, não é mesmo?
Você pode apostar em diferentes canais de comunicação, como redes sociais, e-mail marketing e anúncios pagos, para ampliar o alcance da sua marca. Lembre-se de também inserir banners e pop-ups da campanha no seu site.
- Incentive o engajamento com os clientes
O Dia do Cliente é uma excelente oportunidade para se aproximar dos consumidores e mostrar que a sua marca realmente se importa com eles. Além de ajudar a aumentar as suas vendas no evento, isso também vai contribuir para fidelizá-los a longo prazo.
Para isso, aproveite os diferentes recursos das redes sociais, como Instagram, Facebook e TikTok, para realizar ações interativas com o público.
Você pode promover concursos e enquetes, compartilhar depoimentos e fotos de compradores satisfeitos e até mesmo organizar um jogo ou um quiz valendo um cupom de desconto exclusivo.
- Ofereça benefícios diferenciados
Qual consumidor não gosta de uma boa oferta? No Dia do Cliente, não deixe de fazer promoções e oferecer benefícios que brilhem os seus olhos!
Existem diferentes possibilidades para você explorar, como descontos progressivos, frete grátis, combos de produtos e cupons de desconto especiais.
Uma prática que costuma encantar os consumidores é oferecer brindes para os pedidos feitos na data. Podem ser pequenos mimos, como um chocolate, um caderno ou uma amostra grátis da loja. Solte a criatividade e pense no que os seus clientes vão gostar mais.
Para planejar de forma fácil e estratégica as suas ofertas, acesse abaixo nossa calculadora de preços gratuita!
- Aproveite para fazer o lançamento de produtos
Que tal utilizar o Dia do Cliente para lançar novos produtos? Aproveite a visibilidade do seu e-commerce na data para divulgar as novidades da sua loja ou até mesmo criar um item de edição limitada para o evento.
Para conquistar os seus clientes mais fiéis, você ainda pode fazer um lançamento exclusivo para esse público, oferecendo-lhes um desconto especial para a compra do produto.
- Faça comunicações segmentadas
Se você quer proporcionar uma experiência personalizada para os seus clientes, uma boa estratégia é realizar ações segmentadas.
Baseando-se no perfil e no histórico de compras dos seus consumidores, é possível criar diferentes bases de contatos e enviar campanhas de e-mail marketing específicas, com as ofertas e os produtos mais adequados para cada uma.
Dessa forma, o comprador se sentirá muito mais valorizado pela sua marca e terá mais chances de fazer alguma aquisição.
Pensando novamente na sua base de clientes mais fiéis, ainda é possível criar um Close Friends no Instagram ou um grupo VIP no WhatsApp, com conteúdos, novidades e promoções exclusivas.
- Prolongue as ofertas
As buscas por ofertas não aumentam somente no Dia do Cliente, mas durante todo o período da celebração. Logo, para potencializar ainda mais suas vendas, que tal transformar a data na Semana do Cliente ou até mesmo no Mês do Cliente?
Uma dica é realizar diferentes ações promocionais a cada dia ou semana do período, para manter os consumidores atentos aos canais da marca. Assim, você maximiza os resultados do e-commerce.
- Facilite o pagamento
Para garantir uma experiência de compra impecável para o cliente, você não pode deixar de lado o processo de pagamento no e-commerce.
Ofereça um checkout transparente, que não redirecione o consumidor para outra página na hora de finalizar a compra, e disponibilize as formas de pagamento mais utilizadas, como cartão de crédito, boleto e Pix.
Se você vende produtos mais caros, é essencial oferecer opções de parcelamento sem juros. O Pix também é uma modalidade vantajosa para aplicar descontos mais agressivos, uma vez que tem taxas mais baratas que outros métodos de pagamento.
- Proteja-se de fraudes
Períodos de alta sazonalidade no e-commerce são marcados pelo crescimento do número de tentativas de fraude. Para proteger a sua loja e os consumidores, uma ferramenta indispensável é o antifraude.
Esse sistema é responsável por analisar automaticamente todas as transações do site, identificando e bloqueando qualquer compra suspeita. Dessa maneira, você minimiza as chances de fraudes e chargebacks no Dia do Cliente.
- Ofereça um atendimento personalizado
Se o objetivo é homenagear o cliente, é essencial que ele receba um atendimento personalizado para as suas necessidades.
Por isso, certifique-se com antecedência de que todos os canais de atendimento estejam funcionando corretamente. Os aplicativos de mensagens instantâneas, como WhatsApp e chat online, são excelentes opções para garantir um suporte ágil e humanizado.
Também vale reforçar com a equipe de suporte a importância de tratar cada consumidor com empatia e eficiência, sempre buscando a solução mais adequada para as suas dores.