O dia 23 de fevereiro foi escolhido para celebrar o Dia Nacional do Surdo-mudo. A data busca ajudar a promoção de iniciativas inclusivas, além de ressaltar as conquistas da Comunidade Surda e sua luta pela inserção dos surdos na sociedade.
A pessoa surda-muda caracteriza-se por ter a ausência da audição e da fala, porém isso não altera sua aptidão de aprendizado. Muitos indivíduos possuem voz e conseguem falar, porém, é necessário estimulá-los para que isso aconteça. No Brasil, existem diversas instituições que apoiam os surdos-mudos.
O surdo-mudo é muito inteligente, sendo capaz de realizar diversas atividades, necessitando apenas que ele desenvolva os outros sentidos através de estímulos. É importante que ele conviva com todas as pessoas na sociedade, não somente as surdas ou mudas, afinal esse é um modo de desenvolver seus sentidos. Para isso, é necessário que a inclusão aconteça e que todos respeitem seus direitos perante a sociedade.
Uma das principais conquistas dos surdos ao longo dos anos foi o reconhecimento nacional da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), através da lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 e do Decreto nº 5.626/2005.
Atualmente, estima-se que existam aproximadamente 45 milhões de brasileiros com algum grau de deficiência auditiva.