Zelar, cuidar, limpar e organizar. O papel dos zeladores são muitos, mas que se resumem em um objetivo: preservar o bem público.
Como o próprio nome sugere, é o responsável por zelar pelo prédio e pelas atividades realizadas em todo o ambiente. Na prática, isso significa que é o braço direito do síndico. Ou seja, o zelador é o líder dos demais colaboradores, que devem prestar a ele contas sobre suas atividades.
- Realizar inspeções e efetuar pequenos reparos. …
- Atender pessoas. …
- Receber mercadorias. …
- Orientar, supervisionar e distribuir as tarefas dos seus subordinados. …
- Supervisionar reformas e obras. …
- Conhecer o regimento interno e regras de convivência. …
- Fornecer suporte aos moradores.
A data celebra os profissionais que trabalham em escolas, hospitais, empresas e demais instituições, ajudando a manter a organização e limpeza dos espaços, sejam eles públicos ou privados.
No Brasil, o Dia do Zelador é comemorado em várias datas diferentes, entre os dias 9 e 11 de Fevereiro, principalmente. No entanto, a Lei nº 2.131, de 4 de outubro de 1979, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, decretou o dia 11 de Fevereiro como o Dia do Zelador.
O Dia do Zelador Escolar aparece normalmente nos calendários em 9 de Fevereiro. Normalmente, no Dia do Zelador Escolar, os profissionais recebem homenagens dos colégios, como flores, café da manhã especial ou mesmo um dia de folga.