O dia 25 de outubro é dedicado a homenagear os dentistas brasileiros e a alertar para a importância dos cuidados com a saúde bucal, a fim de se evitar doenças que podem não só afetar os dentes, boca, como outras partes do corpo. O Senado possui projetos relacionados à saúde bucal e à profissão de dentista. Um deles, de iniciativa da senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) fixa novo salário mínimo para cirurgiões dentistas.
O dia 25 de outubro foi escolhido para se comemorar o dia do dentista no Brasil e o Dia Nacional da Saúde Bucal como uma forma de homenagear a criação dos primeiros cursos de odontologia no Brasil na mesma data, mas no ano de 1884.
No Senado, estão em análise projetos que visam melhorias na profissão de dentista ou o aprimoramento da saúde bucal. Proposta da Senadora Daniella Ribeiro, do PSD da Paraíba, fixa novo salário mínimo para médicos e cirurgiões dentistas, além de aumentar os valores da hora extra e do adicional noturno.
Outra proposição, de autoria do senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, estabelece piso salarial nacional dos técnicos e auxiliares em saúde bucal. O texto está em exame na Comissão de Assuntos Sociais.
Já o projeto do senador Plínio Valério, do PSDB do Amazonas, inclui entre as condições para o recebimento do Auxílio Brasil o acompanhamento da saúde bucal, com os pais ou responsáveis levando as crianças desde cedo às consultas com dentistas prevenindo cáries, doenças da boca e perda precoce de dentes.
A importância da saúde bucal foi reconhecida pelo Estado via programa “Brasil Sorridente” que consolida a Política Nacional Bucal, portanto, é um projeto altamente importante. Em estudo na Comissão de Assuntos Econômicos, está a proposta da senadora Nilda Gondim do MDB da Paraíba determinando que as embalagens de alimentos industrializados deverão trazer a seguinte mensagem de alerta: “As cáries podem ser veículos de doenças para todo o corpo, como coração e pulmões. Escove os dentes regularmente e consulte um dentista”.
O dentista Bruno Franzão alerta para a importância da manutenção da saúde bucal, já que uma boca malcuidada pode gerar problemas em outras partes do corpo: Existem várias doenças que podem ser agravadas ou ser até geradas por complicações existentes na boca: as doenças cardiovasculares, o risco de derrame e até mesmo a questão do infarto. A infecção bucal ela pode gerar o aborto.
Para cuidar bem da saúde bucal, é preciso fazer uma higienização adequada dos dentes, gengivas e língua. Além disso, visitas periódicas ao dentista ajudam a prevenir o desenvolvimento de problemas mais graves.
A população brasileira pode contar com o programa Brasil Sorridente que oferece acesso a serviços odontológicos de forma gratuita no Sistema Único de Saúde, o SUS. Esses serviços são disponibilizados em Unidades de Saúde da Família, Postos de Saúde, Unidades Odontológicas Móveis, Centros de Especialidades Odontológicas e hospitais. O Brasil Sorridente conta ainda com Laboratórios Regionais de Prótese Dentária que colaboram com a confecção de próteses dentárias. Da Rádio Senado, Regina Pinheiro.