Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

21 de November de 2024

Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

25 de outubro é o dia do dentista e da saúde bucal

Compartilhe:

O dia 25 de outubro é dedicado a homenagear os dentistas brasileiros e a alertar para a importância dos cuidados com a saúde bucal, a fim de se evitar doenças que podem não só afetar os dentes, boca, como outras partes do corpo. O Senado possui projetos relacionados à saúde bucal e à profissão de dentista. Um deles, de iniciativa da senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) fixa novo salário mínimo para cirurgiões dentistas.

O dia 25 de outubro foi escolhido para se comemorar o dia do dentista no Brasil e o Dia Nacional da Saúde Bucal como uma forma de homenagear a criação dos primeiros cursos de odontologia no Brasil na mesma data, mas no ano de 1884.

No Senado, estão em análise projetos que visam melhorias na profissão de dentista ou o aprimoramento da saúde bucal. Proposta da Senadora Daniella Ribeiro, do PSD da Paraíba, fixa novo salário mínimo para médicos e cirurgiões dentistas, além de aumentar os valores da hora extra e do adicional noturno.

Outra proposição, de autoria do senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, estabelece piso salarial nacional dos técnicos e auxiliares em saúde bucal. O texto está em exame na Comissão de Assuntos Sociais.

Já o projeto do senador Plínio Valério, do PSDB do Amazonas, inclui entre as condições para o recebimento do Auxílio Brasil o acompanhamento da saúde bucal, com os pais ou responsáveis levando as crianças desde cedo às consultas com dentistas prevenindo cáries, doenças da boca e perda precoce de dentes.

A importância da saúde bucal foi reconhecida pelo Estado via programa “Brasil Sorridente” que consolida a Política Nacional Bucal, portanto, é um projeto altamente importante. Em estudo na Comissão de Assuntos Econômicos, está a proposta da senadora Nilda Gondim do MDB da Paraíba determinando que as embalagens de alimentos industrializados deverão trazer a seguinte mensagem de alerta: “As cáries podem ser veículos de doenças para todo o corpo, como coração e pulmões. Escove os dentes regularmente e consulte um dentista”.

O dentista Bruno Franzão alerta para a importância da manutenção da saúde bucal, já que uma boca malcuidada pode gerar problemas em outras partes do corpo: Existem várias doenças que podem ser agravadas ou ser até geradas por complicações existentes na boca: as doenças cardiovasculares, o risco de derrame e até mesmo a questão do infarto.  A infecção bucal ela pode gerar o aborto.

Para cuidar bem da saúde bucal, é preciso fazer uma higienização adequada dos dentes, gengivas e língua. Além disso, visitas periódicas ao dentista ajudam a prevenir o desenvolvimento de problemas mais graves.

A população brasileira pode contar com o programa Brasil Sorridente que oferece acesso a serviços odontológicos de forma gratuita no Sistema Único de Saúde, o SUS. Esses serviços são disponibilizados em Unidades de Saúde da Família, Postos de Saúde, Unidades Odontológicas Móveis, Centros de Especialidades Odontológicas e hospitais. O Brasil Sorridente conta ainda com Laboratórios Regionais de Prótese Dentária que colaboram com a confecção de próteses dentárias. Da Rádio Senado, Regina Pinheiro.

Compartilhe:

Leia mais

Fiscalizacao velocidade
Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados