A data homenageia uma das profissões mais antigas do mundo: a dos alfaiates, especialistas em criar, costurar ou reformar roupas artesanalmente.
Os alfaiates, ao contrário dos estilistas, são direcionados para a moda masculina, criando ternos, calças, paletós e outras peças exclusivas do vestuário masculino.
Os alfaiates costumavam trabalhar em lojas privadas próprias (ateliês), fazendo roupas artesanais ou remendos/consertos em outras vestes. No entanto, esta profissão está cada vez mais rara.
Atualmente, os alfaiates trabalham em lojas de departamento, fazendo consertos nas peças de roupa da loja. A tecnologia é uma grande inimiga desta profissão, colocando em risco de extinção a arte de fazer roupas manualmente.
Origem do Dia do Alfaiate
O Dia do Alfaiate é celebrado oficialmente em ** 6 de setembro** nos estados brasileiros de Espírito Santo, a partir da Lei nº 1.385, de 24 de fevereiro de 1958; Santa Catarina, com a Lei nº 3.709, de 4 de agosto de 1965; e São Paulo, com a Lei nº 2.308, de 6 de outubro de 1953.