A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa/Suvisa) e do Núcleo Regional de Saúde do Extremo Sul, vem realizando, desde o dia 9 de janeiro, ação de monitoramento de denúncias de eventos adversos relacionados à pomada modeladora de cabelos em Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. O produto está em situação irregular junto à Anvisa.
Pomada utilizada por trancista em Coroa Vermelha
Após denúncias sobre o uso de pomada modeladora utilizada por uma trançadeira ambulante na praia de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, no dia 23 de dezembro de 2023, que teria causado queimaduras na córnea, técnicos do NRS Extremo Sul acataram a denúncia recebida e prestaram esclarecimentos necessários.
Eles deram orientações técnicas, além de reforçar os informes da Anvisa, manifestando a condução das atividades, de forma imediata, para as Superintendentes de Vigilância em Saúde dos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. Diante da situação, foi agendada atividade de campo em Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália.
As primeiras ações desenvolvidas foram encontros e reuniões com o setor municipal responsável e agentes de destaque de Coroa Vermelha. A trancista foi chamada para prestar esclarecimentos sobre o teor da denúncia, considerando agravo a saúde pública, ressaltando a intoxicação exógena por produto cosmético.
Também houve apreensão dos produtos irregulares e abertura de processo administrativo sanitário. AlAlém disso, foram providenciados produtos cosméticos em situação regular com Anvisa para serem entregues às trancistas, a fim de garantir maior segurança e continuidade dos trabalhos.
A equipe ainda realizou a investigação dos produtos utilizados pela trancista que geraram a denúncia, e mantiveram contato com o médico Ricardo Pereira, de uma clínica de olhos de Porto Seguro, que atendeu vários pacientes com quadro de ceratite ocular.
Em conjunto com a Secretaria Municipal, as equipes estiveram em conjunto para fiscalização e monitoramento no comércio e nas praias da região, para prevenção de novos incidentes com os produtos irregulares.
Fonte e foto: Ascom/Sesab