Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

14 de December de 2024

Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

Seminário gratuito no Crea debate a retomada da exploração mineral na Bahia

Compartilhe:

Além da descoberta recente de um campo de ouro com aproximadamente quatro quilômetros de extensão em Iramaia, na Chapa Diamantina, a Bahia tem outros projetos em andamento de exploração mineral. Um deles de cobre, na cidade de Curaçá (aguardando licença ambiental) e outra para extração de ouro em Santaluz. Esse potencial do subsolo baiano será um dos temas da Agenda Bahia de Desenvolvimento, uma iniciativa do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) e do Instituto Politécnico da Bahia (IPB), que será realizada nesta quinta-feira, dia 13/7, no auditório do Crea-BA, em Salvador, com entrada gratuita.
As inscrições para o evento, cujo tema é “Mineração, Metalurgia – Sustentabilidade e Desenvolvimento”, podem ser feitas no site do Crea-BA (www.creaba.org.br). Esse segundo fórum homenageará o engenheiro de Minas e Metalurgia Sylvio de Queirós Mattoso e traz uma programação que envolve discussões tanto sobre a retomada do desenvolvimento do setor mineral na Bahia quanto da metalurgia.
O primeiro fórum deste ano aconteceu em março, com um debate sobre “Água: Vetor de Desenvolvimento Sustentável” e o próximo será em outubro, sobre “Métodos Construtivos: Eficiência e Sustentabilidade”.
Programação
8h – 8h30h: Abertura
8h40 – 9h30: Inova Mineral (Planos de Negócios)
Rafael Senra – Analista da FINEP
Engenheiro de Produção pela Universidade Estadual do Rio de janeiro – UERJ com pós-graduação e Planejamento de Obras de Construção e Montagem. Trabalhou no Departamento de Planejamento e Acompanhamento de Obras e Construção e Montagem e no Departamento de Garantia de Qualidade da Atnas Engenharia. Desde 2013 é analista de projetos do Departamento de Petróleo, Mineração e Siderurgia.
9h30 – 10h20 – Retomada do Desenvolvimento do Setor Mineral no Estado da Bahia
Reinaldo Sampaio – Superintendente de Estudos e Políticas Públicas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia – SDE
Economista graduado pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia, com especialização em Economia Mineral pela UFMG/IBRAM. Atuou, entre 1973 e 1988, como diretor administrativo e financeiro da Organização Odebrecht e era responsável pelos investimentos no segmento minero-industrial. Foi presidente da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais, coordenador do Fórum Empresarial das Associações Minero-Industriais Nacionais e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia entre 2008 e 2014.
10h20 – 10h35: Intervalo
10h40 – 11h40: Mesa-Redonda
Debatedor: Marco Antônio Freire Ramos, Especialista em Recursos Minerais do Departamento Nacional de Produção Mineral- DNPM
Moderador: José Baptista de Oliveira Jr., Professor da UFBA
12h: Intervalo para Almoço
14h10 – 15h: Aspectos Operacionais e Importância da Ferbasa no Setor Siderúrgico Brasileiro e Mundial
Palestrante: Carlos Henrique Temporal, Relações com Investidores; Investor Relations Manager da FERBASA.
Graduado em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Especialista em Qualidade e Certificações pela Unijorge, e MBA em Finanças e Mercado de Capitais pela Unifacs. Possui mais de 15 anos de experiência, com passagem nas áreas de Mineração, Metalurgia, Comercial e atualmente há 05 anos na Área de Relações com Investidores da Ferbasa – Cia. Ferroligas da Bahia. É também Membro do IBRI – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores e do NIRI -National Investor Relations Institute, nos EUA.
15h- 15h50: A Metalurgia do Cobre e suas Aplicações
Palestrante Sidney Santos Cordeiro, Gerente Industrial na Paranapanema – Unidade Bahia
Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Gama Filho no RJ, Pós-graduado em Gestão de projetos pelo IBMEC. Carreira na área de Engenharia, Manutenção e Produção industrial iniciada na construção naval na década de 1990 no RJ. Experiência profissional desenvolvida nas empresas Ishikawajima do Brasil por 8 anos, MBR Mineração Brasileira Reunidas e VALE por 12 anos, LLX – Projetos Logísticos, Thyssen-Krupp e Paranapanema – Atualmente 3 anos. 26 anos trabalhando na indústria (construção naval, mineração e logística, Siderurgia e Metalurgia).
15h50 – 16h05: Intervalo
16h10-17h10: Mesa Redonda
Debatedor: Onidio Teixeira, Gerente de Operações da Vale Manganês
Moderador: Abel de Jesus, Professor associado da Ufba.
18h – Encerramento
 
Fonte: Crea Bahia

Compartilhe:

Leia mais

Fiscalizacao velocidade
Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados