Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

5 de December de 2024

Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

MP aciona empresa de celulose por ocupação irregular de 225 hectares de terras públicas

Compartilhe:

 

Ministério Público da Bahia (MP-BA) ajuizou uma ação civil pública contra a empresa Veracel Celulose S/A, por ocupação irregular de mais de 225 hectares de terras públicas, na cidade de Eunápolis. De acordo com informações do órgão, a empresa, que é produtora de celulose, explora a área há mais de 15 anos, com plantações de eucaliptos, e obteve vantagem de mais de R$ 3 milhões sem nenhum repasse ao Estado da Bahia.

Conforme o MP, na ação civil pública é pedido à Justiça que determine, liminarmente, a reintegração da posse das terras e o pagamento de indenização por perdas e danos a título de aluguel, referente ao período de janeiro de 2002 a até a desocupação, em valor a ser fixado posteriormente. Além disso, o órgão pede ainda o pagamento de R$ 15 milhões de indenização por danos morais coletivos. O dinheiro deve ser destinado ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos.

A Veracel informou que ainda não foi notificada sobre as acusações e que, por não ter conhecimento sobre o a ação, não pode se posicionar.

Segundo o MP, o uso irregular das terras foi confirmado pela Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), que integra a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR). De acordo com o órgão, por meio de Processo Administrativo de Discriminatória Rural, a CDA constatou que a área denominada Fazenda São Paulo é devoluta, ou seja, é desocupada. Segundo o órgão, a ocupação poderia ser regularizada, mas a empresa não pode fazer isso pois não atende as especificidades das normas que tratam da matéria. (G1)

Compartilhe:

Leia mais

Fiscalizacao velocidade
Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados