Franedir Gois/OpovoNews
Marcelo Oliveira é profissional conhecido em todo o Brasil e esteve em Teixeira de Freitas nesse sábado, 15 de julho, na Câmara Municipal de Teixeira de Freitas aplicando o Curso “Aprenda a falar em Público” que teve presença maciça de pessoas que participaram, vindos de toda região. Primeira vez em Teixeira de Freitas, Marcelo festejou o êxito do evento, junto com todos os participantes.
Saber se comunicar passou a ser um dos requisitos básicos para quem deseja uma promoção, se destacar em uma entrevista, vender um produto ou apenas manter o emprego atual. Falar com desenvoltura em público e fazer boas apresentações é uma técnica que se aprende. “Falar em público é fundamental para qualquer profissional, independentemente da área de atuação. Ao usar a palavra e argumentar de forma correta, o profissional passa uma imagem positiva que fortalece sua carreira.
Além de falar com segurança, outras habilidades são importantes: como saber usar a expressão corporal, cuidados com a voz, entonação, vestimenta, saber usar recursos audiovisuais e capacidade de organizar ideias e dados.
Dez dicas para lidar com o nervosismo nas apresentações em público:
- Deu branco: use recursos para se apoiar, como a apresentação no Power Point ou um roteiro impresso com palavras-chave.
- Memorização: Redija o texto para cada tela do Power Point, ensaie, depois deixe o texto de lado e treine sem olhar para a tela.
- Treine em voz alta: Para aproveitar bem a voz, é preciso pronunciar bem as palavras.
- Fale com o espelho: o melhor exercício de oratória é praticar, principalmente a introdução e a conclusão.
- Chegue cedo: chegar uma hora ou 30 minutos antes do horário de início da apresentação e conversar com as pessoas que vão chegando ajuda a manter a calma.
- Olhe para a plateia: A comunicação visual deve atingir três objetivos: observar a reação dos ouvintes; prestigiar a presença das pessoas e quebrar a rigidez postural na hora de olhar para um lado e para o outro.
7 Respire corretamente: a respiração mais prolongada, soltando o ar lentamente ao falar, também ajuda.
8- Cuidado com a monotonia: a entonação e o volume da voz são fatores importantes para uma boa comunicação. A pessoa que fala muito baixo e numa mesma entonação torna a apresentação monótona.
- Expressão corporal: os dois maiores defeitos da gesticulação são a falta e o excesso de gestos, sendo que o excesso costuma ser mais grave do que a falta.
- O início da apresentação é o momento mais delicado: para contornar esses difíceis instantes iniciais, a pessoa deve começar a falar um pouco mais devagar e mais baixo para não deixar que sua instabilidade seja projetada.