Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

7 de November de 2024

Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

Governo do Estado lança portal que emite alerta à Polícia em caso de perda, furto ou roubo de objetos cadastrados

Compartilhe:

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia lançou, na segunda-feira (29), o portal Alerta Cidadão (alertacidadao.ssp.ba.gov.br). A ferramenta permite que celulares, veículos e bicicletas sejam cadastrados no CPF do seu proprietário. Em caso de furto ou roubo, a vítima pode gerar um alerta. A plataforma já começa a funcionar no Carnaval da Bahia 2024 e é válida em todo o Estado.

O governador Jerônimo Rodrigues destacou que o portal, a partir de agora, vai garantir agilidade na localização de bens perdidos com a rapidez que garantem as tecnologias. “Esse portal vai ser um canal de aproximação entre o que a pessoa perdeu (o seu patrimônio) e a chance de encontrar com rapidez”, avaliou.

O portal alertacidadao.ssp.ba.gov.br foi projetado pela equipe de tecnologia da SSP e conta com um layout intuitivo, que permite o cadastramento dos bens pessoais pela população baiana e eventual registro de ocorrência. O sistema emite um alerta temporário às forças de segurança, dando ao objeto roubado um status de restrição e o proprietário pode acompanhar a situação da denúncia e recuperação do bem.

Após ativado o alerta temporário, que dura até 48 horas, deve ser feito o boletim de ocorrência, em alguma delegacia do estado presencialmente, ou por meio da delegacia virtual. O alerta, então, passa a ter caráter permanente, respaldado pelo boletim de ocorrência. O alerta emitido poderá ser visualizado pelo policial em alguma abordagem ou investigação policial por meio de um aplicativo.

O secretário da segurança Pública, Marcelo Werner, explica que o portal também fará um trabalho preventivo ao tornar possível a consulta de um celular, bicicleta ou carro usado para saber se foi roubado. “O Alerta Cidadão vai permitir uma maior interação entre a comunidade e as forças de segurança. A pessoa cadastra um veículo, uma bicicleta ou um celular e, em caso de perda, roubo ou especial de furto, pode entrar no aplicativo ou no site e informar esse extravio, dando um alerta”, afirmou o titular da SSP.

Ainda segundo ele, se confirmado o porte indevido, caracterizado inicialmente o crime de receptação, ao lavrar a ocorrência, o dono vai receber um e-mail notificando que o bem foi recuperado.

 

Como funcionará

Os usuários deverão criar uma conta no site (www.alertacidadao.ssp.ba.gov.br) e relacionar os itens ao seu CPF através do IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) para celulares, da placa para veículos e do número de série para bicicletas. Após o registro e emissão do alerta, em caso de roubo ou furto, o cidadão tem até 48 horas para realizar o Boletim de Ocorrência.

O portal possibilitará a devolução dos equipamentos recuperados em ações policiais. O usuário também poderá verificar, através do Alerta Cidadão, se determinado veículo, bicicleta e celular possui restrição, evitando aquisição de objetos originados de crimes.

O secretário da Segurança explicou que os alertas poderão ser visualizados pelo policial por meio do aplicativo MOP – ferramenta mobile de uso diário das instituições policiais. “Vamos cadastrar. O Alerta Cidadão será consultado nas abordagens e facilitará a devolução aos proprietários”, ressaltou.

Os itens recuperados em ações policiais serão devolvidos aos usuários, contatados através do e-mail cadastrado.

 

Fonte: Ascom/GOVBA e Ascom/SSP – Foto: SSP

Compartilhe:

Leia mais

Fiscalizacao velocidade
Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados