Equipamento vai passar por obra de R$ 7 milhões a partir de janeiro. Confira curiosidades sobre a criação do elevador.
Basta R$ 0,15 para fazer uma viagem de 30 segundos no transporte mais famoso da Bahia: o Elevador Lacerda, em Salvador. O meio que liga a Cidade Alta à Cidade Baixa completa 150 anos de serviço e história com soteropolitanos e turistas nesta sexta-feira (8).
Criado entre 1869 e 1873, o equipamento é o primeiro elevador urbano do mundo e compõe a beleza arquitetônica do Centro Histórico. Para 2024, a promessa é de modernidade.
O elevador não tem esse nome à toa. Dois “Lacerda” fazem parte de sua formação — o engenheiro Antônio, que idealizou o projeto, e seu irmão Augusto, que assina a construção.
Inicialmente, a estrutura era chamada de Elevador Hidráulico da Conceição, porque o maquinário usava uma bomba óleo, movida a vapor, para fazer o transporte de pessoas ao longo dos 63 metros de altura. Só em 1896, 23 anos após a inauguração, se tornou Lacerda.
Com quatro cabines, a estrutura atual tem 72 metros de altura. Cabem 32 passageiros por viagem em cada uma.
Como é característico dos projetos em Salvador, o equipamento tinha que ser superlativo. Quando construído, foi considerado o elevador urbano mais alto do mundo. No Brasil, detém o título de primeiro edifício modernista.
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2006, o Elevador Lacerda era caracterizado pela art déco, representada pelo uso do concreto armado, linhas retas e formas retangulares.
Em janeiro, a Superintendência de Obras Públicas (Sucop) da Prefeitura de Salvador prevê o início de uma obra de revitalização.
O espaço vai ganhar varandas na parte alta, sistema renovável de ar-condicionado, nova pintura e ajustes nas áreas elétrica e mecânica. Com investimento de cerca de R$ 7 bilhões, a reforma deve ser concluída em cinco meses.