O Conselho Tutelar de Teixeira de Freitas emitiu na tarde desta segunda feira (21/07) uma nota informando os problemas ocorridos no Órgão e também o descaso que vem atravessando devido à inércia do poder público municipal.
De acordo com a conselheira tutelar presidente, Michele Rezende Ricardo, a proporção indicada é de um conselho tutelar para cada 100 mil habitantes e que a necessidade para a cidade seria de dois Conselhos.
Aliados a esta insuficiência, a conselheira relata ainda outros problemas enfrentados para a boa execução do serviço, bem como a falta de veículos para atender a grande demanda de ocorrências e ainda a falta até mesmo de crédito nos telefones para realizarem chamadas.
Michele esclarece ainda que o conselho durante os dias 30 de junho até o dia 13 de julho, o órgão ficou incomunicável devido à perda do aparelho que deveria funcionar em um plantão de 24 horas, devido a um conselheiro ter sido assaltado e ter este aparelho roubado. O fato foi comunicado à prefeitura que somente 15 após o ocorrido providenciou um novo chip.
Conselheiros tutelares às vezes são obrigados a utilizarem seus veículos e também seus telefones particulares em ocorrências, pois alegam não possuir um suporte adequado da prefeitura.
Anexo à nota o Conselho anexou boletins de ocorrências do aparelho roubado, bem como do acidente com o único veículo utilizado pelo órgão que os deixou sem meios de locomoção, o que dificultou no atendimento necessário para a população.
A conselheira informa ainda que além de Teixeira de Freitas, o Órgão atende 06 distritos, com apenas um veículo e que quando o mesmo está em manutenção nenhum outro meio de locomoção é usado em substituição.
Por Viviane Moreira/ Opovonews