Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

14 de December de 2024

Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

Conferência Municipal de Assistência Social acontece em Caravelas

Compartilhe:

Conselho Municipal de Assistência Social de Caravelas (CMAS), com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, realizou, nesta quinta-feira (13), a VII Conferência Municipal de Assistência Social. Com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”. O evento, que aconteceu no auditório do Colégio Polivalente de Caravelas, das 8h às 17h, teve como público alvo usuários da assistência social, representantes de entidades socioassistenciais, gestores de políticas públicas e comunidade em geral
A Conferência teve como objetivo: debater, elaborar e promover diretrizes para a política de serviços socioassistenciais do município.
Segundo o vice-presidente do CMAS, Danilo Farias, as conferências são um instrumento da política de assistência social, para estabelecer a participação da sociedade civil na construção de políticas públicas efetivas. Para ele, é fundamental a participação popular: “Aqui é o lugar onde as pessoas participam e opinam e dizem as suas necessidades, as suas realidade, para que o estado tome ciência disso e aplique as políticas de forma eficiente.”, destacou Danilo.
O prefeito Silvio Ramalho fez a abertura da Conferência, ressaltando a importância de criar uma gestão participativa com a população. “O nosso objetivo é reunir a gestão e a sociedade para debater e decidir quais são as prioridades no município, além de levar propostas para a conferência estadual.”, explicou o Silvio Ramalho
A estudante caravelense, do curso de Serviço Social, Geysa Alves, estava feliz em participar da conferência pela primeira vez. “É muito importante saber como são criadas as políticas públicas voltadas para a assistência social. A experiência foi muito enriquecedora e gratificante.”, disse a estudante.
A programação da conferência começou as palestras: 
1ª Danilo Farias – vice-presidente do CMAS
EIXO 1: A proteção social não contributiva e o princípio de equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais.
2ª Antônio Bita Flora – Secretario executivo do SMAS
EIXO 2: Gestão democrática e controle social: O lugar da sociedade civil no SUAS
3ª Fábio dos Santos Pinheiro – coordenador do Programa Bolsa Família.
EIXO 3: Acesso Às Seguranças Socioassistenciais e a articulaão entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais.
4ª Elisabethe  Alves – psicóloga do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)
EIXO 4: A legislação como instrumento ara uma gestão de compromissos e responsabilidade dos entes federativos para a garantia de direitos socioassistenciais.
Após as palestras, os participantes discutiram em grupo, apresentaram e votaram nas propostas que serão levadas à XI Conferência Estadual de Assistência Social pelos delegados que também foram eleitos durante o evento.
O encerramento ficou com a apresentação cultural de percussão de alunos do Movimento Cultural Arte Manhã.
Por: ASCOM – Caravelas 
 

Compartilhe:

Leia mais

Fiscalizacao velocidade
Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados