Franedir Gois/OPovonews
Imagens Pascom Alcobaça
Foram várias noites de celebrações, novenas tradicionais, em latim, missas, cantorias e muita religiosidade, em Alcobaça, na festa do padroeiro São Bernardo de Claraval, que teve início em 9 de novembro de 1771 e perdura até hoje, sobretudo as novenas, em latim.
Na noite de sábado, 19 de agosto, véspera da grande festa, uma celebração jubilosa, com participação de várias comunidades visitantes que abrilhantaram a liturgia. Padre Isael Silva, de Teixeira de Freitas, enalteceu Nossa Senhora, cujos escritos de São Bernardo tiveram destaque na humildade e dedicação que Maria teve a Deus. A Paróquia de São José Operário, de Teixeira de Freitas engrandeceu a noite com a liturgia cantada e falada.
A presença de autoridades políticas como: Prefeito Léo Brito, de Alcobaça, Sílvio Ramalho, de Caravelas e Timóteo Brito, de Teixeira de Freitas, entre vereadores. Padre Ronaldo Cardoso, pároco de Alcobaça agradeceu a todos e frisou a importância de uma sociedade mais unida e humanizada.
Várias filarmônicas estiveram presentes, principalmente na entrada da celebração da missa, onde cada grupo entrou executando canções conhecidas, algo que já é tradicional em Caravelas e Alcobaça, tratando de riquezas que evidenciam nossa cultura.
Fora do espaço religioso, o grande palco da festa de agosto foi importante para aglomerar uma grande multidão que dançou e aproveitou para se divertir, depois que o prefeito Léo Brito pagou 50% do salário de agosto para funcionários público.
Play
Pause