Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

5 de December de 2024

Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

A Prefeitura de Nova Viçosa realizou Curso de cuidador de idosos, com 800 inscritos envolvidos em 4 dias de atividades.

Compartilhe:

A prefeitura de Nova Viçosa, através da secretaria de saúde do município ofertou o curso livre de cuidador de idoso, em parceria com o núcleo regional sul de saúde, dividido em duas turmas, Nova Viçosa sede e o distrito de Posto da Mata, a ação teve uma duração de quatro dias, e um envolvimento direto de 800 inscritos, sendo 500 só no distrito de Posto da Mata. No curso, o participante aprendeu, por exemplo, como colocar ou retirar a pessoa acamada de uma cadeira ou da cama, dar banho, cuidados com higiene, alimentação e auxiliar na locomoção dentro ou fora de casa.
Para a assistente social e coordenadora de política para idosos do núcleo regional de saúde, Fátima Petrillo, com o curso a pessoa estará apta a cuidar dos próprios familiares quanto trabalhar para alguma família que tenha idoso em casa que necessite de auxílio. “A profissão de cuidador ainda não é regulamentada, mas é um mercado em expansão, porque a população está envelhecendo”, avalia. Surpreendida com a grande adesão ao curso, Fátima elogiou a preocupação da gestão com essa temática ainda pouco trabalhada, “quero parabenizar o prefeito Manoelzinho, pois são raros os municípios que se atentam para essa demanda, parabenizar a equipe também, pois pelo número de inscritos podemos ver que a mobilização foi bem trabalhada”.
Estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que em 2050 o Brasil terá cerca de 66,5 milhões de pessoas com mais de 60 anos – 29,3% da população. Esse aumento implicará mudanças profundas em políticas públicas de saúde, assistência social e previdência, entre outras. O estudo mostra ainda que a mudança no perfil da população ocorrerá em 2030, ocasião em que o número absoluto e o percentual de brasileiros com 60 anos ou mais vão superar o de crianças de até 14 anos. Ou seja, daqui a 13 anos os idosos serão cerca de 41,5 milhões (18% da população) e as crianças 39,2 milhões (17,6%).
A secretária de saúde de Nova, Viçosa Josélia Prates, elogiou o sucesso do curso, reconhecendo que essa ação se fazia necessário, a secretaria também destacou a excelente participação da comunidade e agradeceu o empenho de cada palestrante. “Através das parcerias celebradas a prefeitura conseguiu ofertar uma excelente capacitação com o melhor quadro de profissionais que se tem a disposição nas mais diversas áreas, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionista e dentista, para que vocês possam aprender a lidar nos cuidados e atenção à terceira idade” salientou a secretária Josélia Prates, que na oportunidade agradeceu a parceria com o núcleo regional de saúde representado na pessoa da Senhora Fátima Petrillo, coordenadora de políticas para idosos da unidade.
Ascom Nova Viçosa.
 

Compartilhe:

Leia mais

Fiscalizacao velocidade
Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados